Um dos principais problemas apresentados pelos grandes centros urbanos está relacionado à gestão dos resíduos sólidos. Gerenciar as etapas dessa gestão em conformidade com a legislação ambiental vigente a fim de contribuir para a redução dos impactos ambientais relacionados é a função do Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, profissional que precisa saber identificar e classificar os resíduos gerados; acondicionar, armazenar e transportar o resíduo; e orientar e sensibilizar os envolvidos em cada etapa do processo.
A preocupação ambiental e a sustentabilidade é tema de discussões em todo o mundo. Por isso, as empresas têm buscado profissionais preparados para tratar dessas questões, colaboradores que saibam gerir corretamente os resíduos gerados pelo processo produtivo. Um momento propício para quem pretende atuar na área.
O Senac Alagoas oferece o curso de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos. A próxima turma será realizada no período de 12 de agosto a 12 de dezembro, com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h, na Unidade Poço. Entre as disciplinas do curso, estão: Fundamentos para Atuação Profissional, Biossegurança, Legislação Ambiental, Educação Ambiental e Cidadania, Consumo Consciente e Gestão de Resíduos Sólidos.
O curso prepara os profissionais para enfrentar as mudanças apresentadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) que trata dos princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para gestão integrada e o gerenciamento dos resíduos sólidos.
