×

Alagoas

Gerência de artesanato realiza visitas técnicas em Palmeira dos Índios e Coqueiro Seco

Os artesãos residentes nos municípios de Palmeira dos Índios e Coqueiro Seco terão mais uma oportunidade de serem reconhecidos profissionalmente. Nesta quarta-feira (23), a Gerência de Design e Artesanato da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizará uma visita técnica em Palmeira dos Índios para promover a renovação e emissão da Carteira do Artesão. A ação, articulada com a Prefeitura dos municípios, acontece a partir das 9h, na sede da Secretaria de Serviço Social.

Segundo a gerente de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos, a mobilização do Estado, indo até onde estão os profissionais, garante o reconhecimento e valorização da classe.

“Identificamos, através de nosso sistema, quais eram os municípios que possuíam o maior número de carteiras dos artesãos vencidas e, a partir disso, estabelecemos um cronograma de ações itinerantes, indo até as cidades e realizando a renovação. Além disso, a ação permite que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira”, afirmou.

Na quinta-feira (24), é a vez da cidade de Coqueiro Seco receber a equipe. O encontro no município acontece na sede da Secretaria de Assistência Social, das 9h às 15h.

Para emissão, é necessário que o profissional apresente uma foto 3×4, CPF, RG e a tipologia utilizada para demonstração do trabalho. Neste mês de setembro, a ação foi realizada nos municípios de Coruripe e Jequiá da Praia, resultando em cerca de 90 artesãos cadastrados.

Programa do Artesanato Brasileiro

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado em Alagoas pela Sedetur, foi instituído em 2013, com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

As ações do Programa possibilitam a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, a partir da consideração de que a atividade é disseminada em todo território nacional, possuindo variações e características peculiares conforme o ambiente e a cultura local.