×

Negócios/Economia

Geração de empregos em Alagoas tem crescimento de 12% em 2011

O ano de 2011 foi bastante promissor com relação à empregabilidade em Alagoas. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados nesta terça-feira (24), apontam 20.050 postos de trabalho gerados no ano passado no Estado, apresentando uma expansão de 12,3% em comparação a 2010, quando alcançou 17.874 novos empregos. Já a taxa de crescimento de emprego de 5,91% em Alagoas foi acima da média nacional, com 5,41% e do Nordeste, com 5,71%.

A temporada de cruzeiros, que começou em novembro do ano passado, aqueceu o setor de serviços no tocante ao turismo. Só nos últimos dois meses foram 267 novas contratações. Os setores que mais contribuíram para o alcance desses números foram a construção civil, com 7.586 postos de trabalho; serviços, com 5.697; comércio, com 3.370 e a indústria da transformação, com 2.246.

O governador Teotonio Vilela se mostrou confiante de que em 2012, Alagoas manterá o mesmo ritmo de crescimento, já que a terceira etapa do Canal do Sertão será iniciada. Além disso, o Programa Minha Casa, Minha Vida será ainda mais intensificado e o espaço fiscal de 400 milhões de dólares, autorizado pela presidente Dilma Rousseff para Alagoas e concebido graças ao ajuste fiscal, também dará uma grande contribuição para a geração de empregos, por meio dos investimentos que serão realizados na saúde, na educação e na segurança pública.

No ano de 2012 também teremos concursos nas áreas de Segurança Pública, com vagas para 1.500 profissionais, e na Educação, para professores, contribuindo assim para o aumento no estoque de empregos na administração pública.

“Hoje, Alagoas é um Estado que tem credibilidade lá fora, com instituições de fomento federal e internacional e com o mercado privado. Ou seja, grandes empresas e empreendimentos estão vindo para nosso Estado e somente nos últimos cinco anos tivemos 50 novas indústrias e empreendimentos comerciais e de serviços. Alagoas hoje bate recorde em termo de geração de emprego. Estamos em um momento positivo e precisamos aproveitá-lo”, considerou o secretário do Trabalho, Herbert Motta.

Com relação à evolução do emprego formal em municípios com mais de 30 mil habitantes, Marechal Deodoro aparece em primeiro lugar, com 108 novos postos de trabalho; em seguida União dos Palmares, com 74; Arapiraca, com 59 e São Miguel dos Campos, com 20.

Os postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) também foram responsáveis pelas novas contratações, devido ao compromisso firmado através da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) na intermediação da mão de obra com os 15 postos instalados no Estado, sendo dez no interior e cinco na capital. O último posto instalado, no último dia 16, foi em Coruripe, cidade onde será instalado o Estaleiro Eisa, com previsão de geração de, no mínimo, 4.500 postos de trabalho, segundo o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

A população de Coruripe e região estão sendo assistidas para os impactos advindos com a construção do estaleiro, a exemplo do programa Qualifica Alagoas que considerou a demanda da região. Em sintonia com as atividades econômicas já existentes e observando o futuro empreendimento, o programa ofertou 40 vagas para os cursos de manutenção industrial e soldador geral. Outra novidade é a unidade do Sine de Maragogi que será reinaugurada nos próximos dias.

Para informações, o Sine Jaraguá pode ser contatado por meio do número (82) 3315-187, localizado na rua Silvério Jorge, 368, e pelo endereço eletrônico www.trabalho.al.gov.br.