×

Alagoas

Geólogos paulistas estão em União dos Palmares

Geólogos paulistas estão em União dos Palmares

Uma equipe do Instituto Geológico do governo de São Paulo está em União dos Palmares estudando as zonas de perigo no município afetado pela cheia do rio Mundaú. A equipe composta por três geólogos visitou as localidades atingidas e preparou um documento oficializando as zonas de riscos, levantamento baseado na enchente que devastou a região.

Acompanhados por assessores da prefeitura de União dos Palmares, os geólogos identificaram e fotografaram as localidades mais frágeis e fizeram o mapeamento por zonas, apontando as áreas consideradas críticas e de monitoramento. “Com estes dados a prefeitura pode buscar ajuda (recursos) do governo federal para a construção de casas e ainda atender as demandas comerciais da localidade atingida”, explicou o geólogo Paulo Fernandes.

Os geólogos foram recebidos pelo prefeito Areski Freitas (PTB) na manhã desta segunda-feira, 5, quando informaram o modelo do trabalho a ser feito. Na ocasião, o prefeito informou sobre as áreas mais atingidas e sobre a busca de um lugar seguro para a construção das casas para os desabrigados se instalarem de forma permanente. Areski mostrou ainda as áreas onde serão montadas as barracas de passagem para as famílias.

Em seguida, os geólogos iniciaram a pesquisa de campo com a orientação da Secretaria de Assistência Social, que cedeu um mapa da localização hidrográfica da cidade para a equipe. A secretária Lídia Campos colocou-se à disposição para qualquer dúvida e auxílio aos geólogos.