A população do bairro Jacintinho, em Maceió, ganhou, nesta segunda-feira (15), mais uma oportunidade de trocar o universo da vulnerabilidade à criminalidade pelo da leitura e do conhecimento. É que a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), em parceria com a Festa da Literatura da Periferia de Maceió (FLUP), instalou um instrumento chamado Geladeira Cultural na Casa de Direitos.
A ação consiste na disponibilização de diversos exemplares de livros para a população local, em formato de empréstimo. Algo que se assemelha aos serviços de uma biblioteca, onde o interessado leva um livro para ler em casa e ao final devolve para que outro possa fazer o mesmo.
Segundo o titular da Seprev, Jardel Aderico, responsável pela doação dos primeiros exemplares da Geladeira Cultural da Casa de Direitos, a atitude proporciona um afastamento do mundo da criminalidade. “Agora as pessoas vão poder ler e viajar pelo mundo do conhecimento, ocupando o tempo ocioso que não poderá mais ser ligado à violência”, enfatizou Aderico.
De acordo com Jardel Aderico, a instalação da Geladeira Cultura também vai aproximar o público dos serviços disponibilizados pela Casa de Direitos. “Essa é uma casa da população e é ela quem deve utilizar dos serviços que aqui estão disponibilizados”, destacou o secretário.
Para a dona de casa Maria de Fátima, de 42 anos, que presenciou a instalação da geladeira cultural, a oportunidade é fundamental, principalmente para os jovens que passam muito tempo ociosos na praça da Casa de Direitos.
“Espero que este projeto realmente funcione. Os jovens aqui do Jacintinho precisam se envolver mais com os livros e não com as coisas ruins que tem na rua”, disse.
O evento de instalação da Geladeira Cultural na Casa de Direitos contou com a presença do coordenador da FLUP Maceió, Bispo Filho, e da diretora da Escola Estadual Miran Marroquim, Lidiana Costa.
A iniciativa será realizada também em outros territórios de maior vulnerabilidade social de Maceió. O próximo a receber um modelo da Geladeira Cultural será o conjunto Carminha, no bairro Benedito Bentes.
