A construção de um gasoduto ligando os municípios de Penedo e Arapiraca vai levar mais desenvolvimento à região do Baixo São Francisco e do Agreste alagoano. O projeto da obra, que será construída em 2013, foi apresentado nesta quinta-feira (15), durante reunião do Conselho de Administração da Algás, presidida pelo secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
O gasoduto será construído paralelo à rodovia AL 110, com 66 km de extensão, entre os municípios de Penedo, Igreja Nova, São Sebastião e Arapiraca. Com um custo total orçado em R$ 24 milhões. A expectativa da Algás é de que ele venha a ser um grande atrativo de desenvolvimento para as regiões envolvidas.
“É importante levarmos gás natural a todas as regiões do Estado, principalmente onde há potencial para atração de empreendimentos, fomentado a geração de novos postos de emprego e renda. O gás natural é um importante combustível e um co-gerador de energia largamente usado em países desenvolvidos. Alagoas tem gás e está sabendo aproveitar todas as suas potencialidades”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.
De acordo com o presidente da Algás, Geoberto Espírito Santo, o projeto executivo do gasoduto será entregue este ano, quando também deve acontecer o processo licitatório da obra.
Atualmente, o Brasil produz, de acordo com a demanda, entre 29 e 30 milhões de metros cúbicos de gás por dia. E utiliza, sem contar o consumo termelétrico e o gás de que se serve a Petrobras, 35,6 milhões de metros cúbidos diariamente, de acordo com uma média do mês de fevereiro de 2010, fornecida pelo Governo Federal.