Reiniciou nesta terça feira (20), na regional da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), no Dique-Estrada, o ciclo de palestras educativas para os garis, promovido Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp).
Desta vez, os temas abordados foram tabagismo e alcoolismo. Os palestrantes José Benedito dos Santos e Lourenço Leirias, ambos psicólogos, compartilharam com os garis informações sobre os males que o cigarro e a bebida causam ao ser humano.
José Benedito ressaltou a importância do tratamento contínuo para que uma pessoa consiga vencer o vício do cigarro. “Acompanhar o paciente no tratamento é necessário e não apenas fornecer-lhe o medicamento”, destacou Benedito. Na palestra sobre alcoolismo, Leirias levou um ex-dependente em álcool para dar um depoimento. Rubens Correia, um senhor de 68 anos falou sobre as dificuldades que enfrentou até parar de beber. “Eu já não bebia por prazer, bebia por necessidade. Eu não sabia como parar de beber”, disse e ressaltou ainda a importância de se buscar ajuda e trabalho realizado pelo A.A. (Alcoólicos Anônimos).
Esta ação faz parte do projeto Gari com + Saúde, uma parceria da Comarhp e da Slum.