×

Penedo

Gari se corta com vidro durante coleta na região do trevo da Toca do Índio em Penedo

O corte foi relativamente pequeno, mas expõe um problema grande: o jeito como as pessoas armazenam o lixo

Nesta terça-feira, 05 de abril, um servidor público que trabalha fazendo a coleta de lixo em Penedo se feriu com um pedaço de vidro, mal acondicionado, durante o recolhimento de resíduos na região do Trevo da Toca do Índio, na parte alta da cidade ribeirinha.

O homem, que não teve o nome revelado, trabalhava normalmente quando ao pegar uma sacola acabou cortando a perna, fato que tem se tornado corriqueiro em Penedo apesar dos alertas constantes feitos pelas autoridades e também pela imprensa.

O corte foi relativamente pequeno, mas expõe um problema grande: o jeito como as pessoas armazenam o lixo para coleta. No caso dos vidros, por exemplo, o ideal é que sejam embalados em papelões ou com a ajuda de uma garrafa pet – para isso, corte-a ao meio, coloque o vidro em uma das partes e depois feche o recipiente com o outro lado, preferencialmente se recomenda vedar com uma fita crepe.

Como acondicionar o lixo

– Os melhores métodos para acondicionar vidro são com papelão e garrafas pet. Não é recomendado embrulhar em jornal ou plástico comum, devido à falta de resistência dos materiais.

– Garrafas de vidro intactas devem ser acondicionadas ‘em pé’ em uma caixa de papelão, vedada e não junto do lixo comum.

– Agulhas devem continuar dentro da proteção que já vem com elas. Caso não haja a capa, o ideal é também usar a garrafa pet para as seringas.

– Os espetinhos de churrascos devem ser quebrados, mas também podem ser guardados em caixas de sapato, que devem estar bem vedadas.