Pesquisa GAPE indica empate técnico entre três candidatos a governador de Alagoas
O Instituto Gazeta Pesquisa (GAPE), ligado a Organizaçâo Arnon de Mello, divulgou nesta terça-feira (14), a segunda pesquisa a respeito das intenções de voto dos alagoanos para o governo, senado e presidência do Brasil.
Segundo o Gape, o candidato Fernando Collor de Mello (PTB) apresentou uma queda de 8 pontos em relação a última pesquisa divulgada pelo mesmo instituto. Mesmo com essa queda, Collor permanece na frente de seus principais adversários, com 30% das intenções de voto. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) subiu dois pontos percentuais em relação a outra pesquisa e agora aparece com 24% da preferência do eleitorado alagoano, enquanto o atual governador, Teotônio Vilela (PSDB) passou dos 16% registrados na primeira pesquisa para 22% das intenções de voto, mas ainda ocupa a terceira posição entre os três candidatos mais votados nas pesquisas.
O resultado da pesquisa Gape indica que, na prática, os três candidatos ao governo de Algoas estão tecnicamente empatados. Essa situação também é apresentada nos números da corrida eleitoral pelo Senado. Para o Senado a vereadora Heloísa Helena aparece com 25% e o senador Renan Calheiros (PMDB) aparece com 24% das intenções de voto. Na terceira posição aparece o candidato Benedito de Lira (PP) com 19%.
O Gape informa que ouviu 1.055 pessoas em 25 municípios alagoanos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Apesar da proximidade da data do pleito, impressiona o alto número de indecisos, com 22% dos eleitores declarando que ainda não definiram voto para governador e 20% disseram que também não sabem em quem votar para senador.
Quanto à Presidência da República, os números apresentam que a candidata Dilma Roussef (PT) conquistou a preferência dos alagoanos. Ela aparece com 58% dos votos dos entrevistados, enquanto o seu principal adversário, José Serra recebeu apenas 25% das intenções de voto. A candidata do Partido Verde, Marina Silva, aparece com 5%.
A expectativa agora é quanto à divulgação da pesquisa do Ibope, que deverá ser divulgada ainda hoje, e a do Instituto Vox Poppuli que provavelmente divulgará a preferência dos alagoanos nesta quarta-feira (15).
