Aproximadamente 15 toneladas de material reciclado já foram recolhidas pela Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) e levadas para o Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis, localizado no Benedito Bentes. As atividades começaram em fevereiro e contam com 40 colaboradores que fazem a coleta e a triagem do material é separada por categoria (papelão, plástico, tetra pack, ferro, vidro e isopor).
Com o acompanhamento da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), o Galpão conta com baias de separação de resíduos, fardamento para os trabalhadores, Equipamento de Proteção Individual (EPI), prensas e dois veículos para coleta nas residências.
“Nesses meses iniciais da implantação do Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis no Benedito Bentes, podemos observar que os moradores receberam bem a iniciativa. O nosso propósito é conscientizar cada vez mais as pessoas da necessidade de separarem seu lixo”, afirmou Nadja Barros, diretora de planejamento da Slum.
A Slum trabalha a Educação Ambiental realizando abordagens aos moradores e distribuindo panfletos e doações de sacolas plásticas apropriadas para a separação adequada dos materiais. O intuito é estimular os mais de 55 mil moradores do Complexo Benedito Bentes a contribuírem com a coleta seletiva.
“Trabalhamos com os moradores em uma atividade alusiva ao meio ambiente. Uma cidade limpa, que destina seus resíduos de forma correta, é indicativo de civilização organizada”, acrescentou Nadja.
Próxima etapa
A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió pretende expandir o projeto para outras áreas da cidade. Um terreno no Antares já foi selecionado para a construção de um novo Centro de Reciclagem. O projeto é do Governo Federal (Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal) em parceria com a Prefeitura de Maceió.
