
O mais tradicional bloco carnavalesco da capital federal, reuniu cerca de 6 mil pessoas por dia no ritmo do frevo
Nos três primeiros dias de carnaval a 19ª edição do Galinho de Brasília, o mais tradicional bloco carnavalesco da capital federal, reuniu cerca de 6 mil pessoas por dia no ritmo do frevo. Este ano a novidade é a presença de passistas vindas de Pernambuco.
A principal característica do Galinho é a manifestação cultural pernambucana. “O bloco começa a ter uma força em Brasília. É bom saber que estamos contribuído culturalmente para fazer um país diferente”, afirma Romildo Carvalho, empresário e líder do bloco.
Vestidos de fraque e cartola, numa referência à roupa que o presidente Juscelino Kubitschek usava na festa de inauguração da cidade, os diretores do bloco disseram que o desfile deste ano homenageia os 50 anos de fundação de Brasília.
O Galinho desfilará pelas quadras da Asa Sul, num percurso de 3 quilômetros. Além do grupo de passistas de frevo de Recife, integram o desfile também é animado pelos tradicionais bonecos de Olinda.
Segundo o coordenador de policiamento do carnaval em Brasília, coronel Suamy, o desfile do Galinho costuma ser tranquilo. “Estamos com um esquema reforçado de policiamento, mas o Galinho é o carnaval mais tranquilo do Distrito Federal. Até o momento não houve nenhuma ocorrência no bloco”, disse.
Para Lucimar da Silva, que faz parte do Galinho de Brasília há oito anos, o carnaval do bloco melhora a cada ano. “O carnaval daqui está melhor a cada ano e estimula cada vez mais pessoas a virem participar. A organização e a criatividade influenciam bastante”, afirmou.