O descarte impróprio de lixo causa muitos transtornos para a população de diversos bairros. Um exemplo é o que está acontecendo em Bebedouro, na Rua Marquês de Abrantes. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) trabalha no local desde a última sexta-feira (10) para limpar uma galeria obstruída por entulhos.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Ib Brêda, a Rua Marquês de Abrantes já tinha passado por serviços de drenagem no mês de janeiro e agora volta a apresentar problema de acúmulo de água devido ao descarte inconsciente de lixo nas vias públicas.
“Na sexta-feira, nossa equipe retirou um forro de colchão de dentro da galeria. Já no sábado, a equipe voltou e encontrou um pedaço grande de isopor obstruindo a passagem de água. É preciso que exista uma consciência por parte da população ao dar o destino correto aos objetos que não tem mais utilidade. Se cada cidadão colocar o lixo no lugar devido, teríamos uma cidade com menos alagamentos e todos sairiam ganhando”, esclarece o secretário.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Seminfra, tem realizado diariamente serviços de drenagem em vários pontos da cidade. Segundo o coordenador geral de drenagem, Esdras Maia, a maioria dos problemas de galerias é ocasionada pelo mau hábito de jogar entulhos em locais inadequados.
“Cerca de 90% dos problemas com galerias de águas pluviais estão relacionadas com o descarte inconsistente. Garrafa pet, copo descartável, plástico e todo tipo de lixo jogado na rua vai direto para a boca de lobo, consequentemente entope as galerias”, explica o coordenador.
A Seminfra também disponibiliza os números 3315-5005 e 3315-5008 para receber demandas de drenagem. Ao ligar, é importante informar corretamente o nome da rua e fornecer um telefone de contato. Além disso, é fundamental que todos façam a sua parte dando o destino correto ao lixo.
