×

Cultura

Gafieira Cai dentro é atração do ‘Teatro é o Maior Barato’

A orquestra Gafieira Cai Dentro apresenta o espetáculo ‘ A Volta da Gafieira’ nesta quarta-feira (12), às 19h30, dentro do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, com um show para rememorar as noites típicas dos salões de dança populares no final do século XIX e início do século XX.

No repertório, releituras para clássicos como Santa Morena, de Jacob do Bandolim; Acertei no Milhar, de Moreira da Silva; O Mundo é um Moinho, de Cartola; A Voz do Morro, de Zé Keti, além de Cobra Ensopada, uma homenagem a Juvenal Lopes, que, apesar de ser carioca, é filho de alagoanos e por aqui passou bons anos cantando, inclusive o cotidiano de Maceió e Alagoas.

A orquestra Gafieira Cai Dentro surgiu em 2013 como extensão do Trio Cai Dentro, consagrado grupo de chorinho e música instrumental, que desde 2008 atua na cena musical alagoana. A ideia que fundamenta o nascimento da orquestra é o ideal de promover o samba de gafieira e fomentar a dança de salão.

O diretor do espetáculo, Bruno Palagani, que também assina o cavaco e o bandolim na orquestra, destaca que o show quer resgatar o gosto pela gafieira como estilo de música e de dança. “Queremos que o público viva no show a magia daquela época e para isso cuidamos de cada detalhe; do repertório ao figurino, passando pela coreografia dos dançarinos e pela composição dos cenários”, explica.

No show, os casais Leide Serafim/Tiago Sultério e Ticiani Oliveira/Wallisson Melquisedec aparecem para dar vida à gafieira em coreografias assinadas por Melquisedec. E a quarta-feira ainda guarda surpresas que só serão reveladas ao público na hora do show. “Quem quiser ver o inesperado vai ter que ir ao Deodoro conferir”, promete Palagani.
Essa é a primeira vez que o grupo participa do Teatro Deodoro é o Maior Barato, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).

Palagani classifica o projeto como uma “política de acesso”. Ele explica que o Maior Barato é uma oportunidade, principalmente nesse momento de crise, para que os grupos se apresentem no palco mais bonito e requintado de Maceió. “O projeto oferece ao artista e ao público o acesso a esse palco que é um símbolo da cultura. Ao baratear o ingresso, todos os tipos de plateias podem assistir aos espetáculos”, diz.
A “Volta da Gafieira” tem direção artística de José Márcio Passos e coreografias de Wallisson Melquisedec. A produção musical traz a assinatura de Willbert Fialho.