O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realiza mais duas edições das Feiras de Adoção da Prefeitura de Maceió. A primeira feira acontecerá no Shopping Pátio Maceió na Cidade Universitária, no sábado (30), das 10h às 17h, com os animais abrigados temporariamente na UVZ, e a segunda será na Rua Aberta da orla de Ponta Verde, no domingo (1°), das 08h às 16h, com os animais da ONG Pata Voluntária.
Realizar as Feiras de Adoção em dois pontos, um na parte alta e outro na parte baixa da cidade, faz parte da decisão estratégica das equipes municipais envolvidas para compor um fim de semana marcado pelo incentivo da adoção responsável. A ideia é que a população tenha uma maior viabilidade de locomoção, e que assim consiga conhecer a iniciativa e participar efetivamente da mesma. Na ocasião, além das adoções de cães e gatos (adultos e filhotes), em cada feira também vão ser ofertadas doses de vacina antirrábica para os pets que forem levados pelos seus tutores.
A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, falou sobre a importância da participação da comunidade nas ações e também sobre as responsabilidades que os tutores devem ter.
“Ter no mesmo fim de semana duas Feiras de Adoção aumenta as chances de conseguir novos lares para os cães e gatos que vivem em situação de abandono. A cada adoção responsável conseguimos mudar a história de vida dos animais, que vão ter um uma família que dará alimentação adequada, moradia digna e todo suporte necessário para manutenção da saúde e bem-estar”, explicou a coordenadora.
A coordenação do Gabinete também pontua que todos os animais que são levados para participar das feiras estão saudáveis, pois passam por avaliação da equipe de médicos-veterinários. Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.
Já os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite identificar o responsável em caso de abandono.
O GGI Causa Animal é responsável por gerenciar, articular e implementar políticas voltadas à causa animal. E as Feiras de Adoção tem sido uma das frentes de trabalho, essa mobilização visa ampliar o acolhimento para cães e gatos que passaram por diversas situações, sobretudo de abandono. O Gabinete faz um chamamento para que a comunidade visite as feiras e participem da ação.
Para adotar
Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.
Serviço
Sábado (30), das 10h às 17h, no Shopping Pátio Maceió, na Cidade Universitária. A tenda ficará no estacionamento.
Domingo (1º), das 8h às 16h, na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. A tenda ficará na altura do Palato Praia.