Termo vai favorecer modernização do Arquivo Público de Alagoas
O Gabinete Civil do Estado firmou, nesta quinta-feira (29), mais um convênio com vistas ao resgate cultural da memória de Alagoas. O secretário-chefe, Álvaro Machado, o gestor do Arquivo Público de Alagoas (APA), Marcos Vasconcelos, e a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Janesmar Cavalcanti, assinaram termo de cooperação técnico-científica para dar estruturação e coordenação às pesquisas realizadas com os dados e informações armazenados pelo APA.
“Com esse aporte, vamos poder modernizar o APA”, afirmou Álvaro Machado, ao observar as ações previstas no plano de trabalho do termo, que se subdivide em catalogação do acervo documental da instituição, digitalização e arquivamento digital do acervo. Segundo o documento, a Fapeal promoverá o custeio de bolsas de iniciação científica para que pesquisadores trabalhem nas ações de catalogação.
Outro convênio que já promove a cultura alagoana há certo tempo é o que foi realizado entre Gabinete Civil e Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), que já possui cerca de quatro anos e diversas publicações de livros. A última publicação foi promovida nesta quarta-feira (28), por meio do lançamento do livro “A Estrada de Ferro de Paulo Afonso: Fotografia e História”, que ocorreu na sede do próprio IHGAL e contou com a presença de diversas autoridades do Governo de Alagoas, além de “imortais” daquela instituição.
O livro conta com cerca de 160 notas bibliográficas e 90 fotografias, resultado de uma coleta de dados realizada pelo pesquisador Davi Roberto Bandeira da Silva, da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2010. Diversos acervos do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Alagoas foram parceiros e fontes de consulta, destacando-se, deste último estado, o Arquivo Público de Alagoas (APA), a Fundação Casa do Penedo e o próprio IHGAL.
O convênio com o IHGAL foi renovado em abril deste ano, ocasião em que ocorreu a publicação do livro Atos Governamentais Anteriores à Criação do Diário Oficial do Estado de Alagoas em 1912. Diversos outros foram publicados ao longo desses anos, como os livros Memória das Alagoas, em 2009, e Viagens de José Bento da Cunha Figueiredo Junior à Província das Alagoas, em 2010.
