Skip to content

G20 discute formação de professores sob a coordenação do MEC

Blog

G20 discute formação de professores sob a coordenação do MEC

Reunião presencial do GT de Educação do G20 acontecerá de 20 a 22 de maio, em Brasília (Foto: MEC)

O Ministério da Educação (MEC) vai promover, na próxima semana, nos dias 20, 21 e 22 de maio, em Brasília (DF), reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20. Essa é a primeira reunião presencial do grupo sob presidência brasileira e terá, como tema, “Valorizar e desenvolver a capacidade dos profissionais da educação: o que podemos fazer coletivamente?”. As reuniões do GT, coordenadas pela Assessoria Internacional (AI) do MEC, acontecerão na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), na Capital Federal. 

O grupo voltará a se reunir em julho, no Rio de Janeiro (RJ), e em outubro, em Fortaleza (CE), para debater os outros dois temas propostos pelo Brasil e aprovados pelos demais membros: o engajamento comunitário nas escolas e o compartilhamento de material pedagógico sobre desenvolvimento sustentável. Em seguida, os ministros da Educação do G20 se encontrarão na capital cearense, para a Reunião Ministerial do GT de Educação do G20.   

A pauta de discussão do grupo se comunica com as três prioridades apontadas pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a cúpula do G20 em 2024: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; desenvolvimento sustentável; e reforma da governança global. 

As reuniões do GT Educação contarão com o apoio técnico da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Cada uma vai apoiar a equipe técnica do MEC em um tópico, respectivamente. 

Exibição – Durante o evento de Brasília, o GT de Educação conhecerá, ainda, a plataforma desenhada pelo Unicef para a vídeo-exibição do G20: “Práticas de Engajamento Escola-Comunidade”. A intenção é celebrar práticas educacionais que transcendem as paredes das salas de aula e resultam em transformação positiva do território ao redor da escola  da inclusão de refugiados à promoção da agricultura familiar, da limpeza urbana à imunização na idade certa. 

GT de Educação – O G20 objetiva reunir regularmente as mais importantes economias industrializadas e emergentes, para debater questões-chave da economia global e promover boas práticas em políticas de setores diversos. O G20 conta com presidências rotativas anuais e, além dos países-membros, tem a presença de países e organizações convidadas.  

O Grupo de Trabalho de Educação teve origem a partir da preocupação dos membros do G20 com o grande contingente de jovens em todo o mundo que não estudam nem trabalham, os chamados “nem-nem”. A crise econômico-financeira de 2008, o avanço na digitalização das economias, o desafio de cumprir as metas do Desenvolvimento Sustentável de Número 4 (Educação de Qualidade para Todos) e, mais recentemente, a pandemia de covid-19 aceleraram a necessidade de coordenar esforços e promover ajustes e avanços nas políticas educacionais em escala global. O planejamento brasileiro para presidir o grupo teve início ainda em 2023, com consultas, seguidas pela preparação de documentos para coordenar a ação brasileira no G20. 

Coletiva de imprensa – Na terça-feira, 21 de maio, acontecerá a coletiva de imprensa sobre o balanço da segunda reunião técnica (primeira presencial) do Grupo de Trabalho de Educação, com o assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza. Só poderão participar jornalistas credenciados. Acesse aqui mais informações sobre credenciamento de imprensa. 

 

Fonte: MEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também