×

Política

Futuro do Estaleiro Eisa em Coruripe tem dia decisivo nesta quinta-feira

Renan, o deputado Joaquim Beltrão, o governdor Teotonio, o prefeito Max Beltrão e a ministra Izabella na reunião da bancada alagoana em abril de 2010

A audiência agendada pelo senador Renan Calheiros (PMDB) para esta quinta-feira, 12, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB e a bancada federal de Alagoas e o prefeito Max Beltrão, de Coruripe, deverá ser decisiva para o futuro do Estaleiro Eisa no Estado. Após tomar conhecimento do veto do Ibama à implantação do empreendimento no local previsto – entre a foz do Rio Coruripe e a praia do Pontal do Cururipe no litoral sul do Estado – todos os senadores e deputados federais fizeram pronunciamentos duros, condenando a decisão, que consideraram ‘discriminatória’.

Na opinião dos parlamentares, o Ibama não está dando a Alagoas o mesmo tratamento dado aos demais estados que receberam e estão recebendo obras do mesmo porte. Em Pernambuco, Espírito Santo e Santa Catarina, o parecer que autoriza a construção dos estaleiros é dos órgãos ambientais desses estados. Já em Alagoas, o Ibama determinou que somente ele pode dar o parecer final, que foi de barrar a construção no local onde inclusive já foram feitos vários investimentos.

Na semana passada, Renan pediu vistas a um projeto que estava na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e que prevê a criação de novos cargos e remanejamento de funcionários do Ibama. Com o apoio dos líderes dos outros partidos no Senado, Renan garantiu que este projeto só volta à discussão, quando o problema do estaleiro de Alagoas estiver resolvido.

Nesta terça-feira, o Sindicado dos Metalúrgicos promoveu uma manifestação pacífica em frente á sede do Ibama, em Maceió, contra a decisão. No mesmo dia, boa parte da bancada federal de Alagoas esteve reunida em Brasília, quando também decidiu boicotar todas as ações de interesse do Ibama.

Renan lembra que este estaleiro representa uma das esperanças econômicas do Estado, porque, segundo argumentou, se trata de um projeto que envolve investimentos de dois bilhões de reais e vai gerar 50 mil novos empregos, diretos e indiretos. Além disso, segundo o senador, que é líder do PMDB, já foram feitos investimentos em projetos que já ultrapassam quatro milhões de reais.

“A decisão do Ibama frustrou toda a sociedade alagoana, mas temos certeza de que a ministra Izabella Teixeira, que é uma defensora das causas de Alagoas, conseguirá reverter o parecer do Ibama”, acentuou o senador.

Desde a época em que o presidente Lula presidiu o País, Renan vem agendando e realizando sucessivas reuniões e audiências para, junto com o governador e a bancada, garantir a implantação do estaleiro na região Sul do Estado. “Queremos apenas garantir para Alagoas o mesmo tratamento dispensado pelo Ibama aos outros estados brasileiros”, disse Renan, informando que a audiência está marcada para as 16 horas, no gabinete da ministra.