×

Esporte

Futsal: Técnico da Seleção revela as suas inspirações

Marcos Sorato recebeu inúmeras críticas e deu a volta por cima

Um título mais do que especial para o treinador Marcos Sorato. Levar a Seleção Brasileira ao posto de hepta campeão do Mundo não foi uma tarefa fácil, e o comandante precisou superar diversos desafios para conseguir chegar ao ápice da carreira profissional.

Durante os quatro anos que se antecederam à disputa da Copa do Mundo, Sorato precisou lidar com críticas e soube tirar bom proveito delas. O treinador relembra que em dois momentos da trajetória que quase impediram o planejamento que terminou com o sétimo título mundial.

“A crítica quando ela é verdadeira temos que ficar quieto e aprender. Quando não é, também temos que manter o silêncio. Dou o mérito todo aos atletas e aos membros da comissão técnica, que me seguraram em diversos momentos. Não posso esquecer do presidente Aécio de Borba, que quando eu perdi para a Espanha, e para o Paraguai, muita gente pediu para me tirar, mas ele confiou no trabalho”, diz o treinador campeão do Mundo.

Celeiro de grandes craques, o Brasil agora também mostra que tem uma escola de treinadores vitoriosos também. Sorato aponta três grandes nomes que serviram de inspiração para a carreira e mostra que não é só de revelar jogadores que vive o futsal brasileiro.

“Nosso futsal é forte, tem escola de treinadores, grandes treinadores. Posso citar o PC, Ferretti e Miltinho como grandes treinadores, dos quais aprendi e tenho muito a aprender ainda. Mostra que nosso futsal não é só talento, mas também é profissional há muitos anos, virando referência”, afirma Marcos Sorato.