×

Esporte

Futsal: Seleção do Panamá será a próxima adversária do Brasil

Panamá é o inimigo a ser batido pelo Brasil no Mundial da Tailândia

A Copa do Mundo de Futsal FIFA 2012 vem revelando várias surpresas e uma delas é justamente o próximo adversário da Seleção Brasileira de Futsal. O Panamá, que surpreendeu todos e se classificou com ótima campanha entre os melhores terceiros colocados, é o oponente a ser batido pela equipe brasileira nas oitavas de final. O confronto será nesta segunda-feira (12/11), às 9h30min, horário de Brasília, com transmissão ao vivo do Sportv e da Band.

Conheça um pouco da trajetória do próximo adversário da Seleção Brasileira

A Seleção do Panamá garantiu sua primeira participação em Mundiais da FIFA depois de terminar em terceiro lugar nas eliminatórias da CONCACAF, desbancando equipes como os Estados Unidos e Canadá.

Em cinco jogos, foram três vitórias e duas derrotas. Um total de 22 gols a favor e 20 contra. Para o treinador Agustín Campuzano López, que assumiu a seleção em abril deste ano, os seus comandados sofrem um grande desequilíbrio na parte defensiva, mas que a tendência é melhorar.

O destaque panamenho

Camisa 10 e capitão, Alquis Alvarado é o grande destaque da equipe “Los Canaleros”. O jogador começou sua trajetória com a bola nos pés com 15 anos, no populoso distrito de San Miguelito, onde jogava com cinco jogadores de cada lado.

Apesar de se destacar em seu país, sendo convocado para a seleção desde 2003, Alvarado não vive só do futsal, ele precisa trabalhar na construção civil para sustentar a esposa e as duas filhas. “Trabalho como pedreiro em construções, levantando paredes, pintando”, revelou à Fifa. “Faço o que for preciso para sustentar as minhas duas filhas, de três e sete anos”, afirmou o jogador.

Alvarado enxerga no Mundial uma chance de ouro. Para ele, a Copa do Mundo pode se tornar uma grande vitrine para ele e seus companheiros, que sonham com um futuro melhor no futsal. “Fazer uma boa Copa do Mundo pode abrir as portas para nós. Todos nós sonhamos em viver do futsal. Para mim, seria ótimo jogar na Espanha, pois lá estão os melhores. Até se surgisse uma chance no futebol de campo eu aceitaria. Amo jogar, mas primeiro preciso pensar na minha família”, confidenciou.

E parece que os “Los Canaleros” estão conseguindo aparecer de forma positiva. Considerados por muitos um franco atirador, o Panamá chegou até o Mundial cercado de desconfiança, por estar em um grupo bastante competitivo com Espanha, Irã e Marrocos. Porém, os panamenhos surpreenderam, e, com uma vitória e duas derrotas, a equipe latina conseguiu se classificar com surpreendente campanha entre os terceiros colocados.