Seleção vai enfrentar a Bélgica no próximo domingo
Um dos Estados brasileiros com maior tradição no futsal é o Ceará recebe no próximo dia 4 de agosto, o Desafio Internacional Correios Brasil x Bélgica, no Ginásio Paulo Sarasate, às 11 da manhã.
Berço de grandes jogadores, principalmente na década de 90, os cearenses podem se orgulhar de um passado cheio de glórias, mas lutam para trazer de volta os bons tempos nas quadras diante de um cenário de poucas oportunidades a nível nacional.
Sem equipe na Liga Futsal masculina, o Ceará conta com um Campeonato Estadual forte, que tem apoio de TV local transmitindo jogos semanalmente. O incentivo também atinge as categorias de base, que contam com disputas fortes e vêm revelando bons valores.
“Nós estamos atravessando uma boa fase. Temos um campeonato empolgante, com transmissões ao vivo das partidas. No interior todos os ginásios estão lotando. Em Aracati, por exemplo, o ginásio vem batendo recordes de público, chegando a juntar 3 mil pessoas. Também estamos revelando bons jogadores, o que considero mais importante no momento são as categorias de base. Temos competições fortes com Sub9, Sub11, Sub13, Sub15 e Sub20, chegando a juntar até 13 times por disputa”, revela o presidente da Federação Cearense de Futsal, Sílvio Carlos.
Representantes na Seleção
Os últimos exemplos desse trabalho são o ala Diece e o goleiro Matheus. Convocados para atuar no confronto diante da Bélgica, os jogadores possuem títulos importantes na carreira. Diece, por exemplo, praticamente construiu carreira na Europa, vestindo a camisa do Benfica. Voltou ao Brasil em 2013 e vai atuar ao lado de Falcão, pela Intelli/Orlândia (SP).
Outro jogador famoso, e um pouco mais experiente, é o pivô Valdin. Trabalhou como cobrador de ônibus em Fortaleza, até conseguir se destacar no Sumov, um tradicional clube local. As boas atuações foram chamando a atenção e o pivô começou a escrever sua história nas quadras. Conquistou mais de 10 títulos com a Seleção Brasileira e virou referência na modalidade.
Recentemente, Wendell foi campeão do Sul-Americano Sub-21, na Venezuela. O pivô cearense foi convocado pelo técnico da categoria, Manoel Tobias, para participar da competição. Wendell, aliás, é fruto das escolinhas da Confederação Brasileira de Futsal. Foi no projeto de Caucaia (CE) que o jogador foi descoberto e iniciou a carreira no esporte.
