Goleiro Leo Higuita deixou a sua marca na decisão européia
O fim de semana teve comemoração inédita no mundo do esporte. O Kairat Almaty, do Cazaquistão, derrotou o Dínamo de Moscou por 4 a 3 e faturou a Taça UEFA de Futsal, cuja final foi neste domingo (28/4), em Tbilissi, na Geórgia. O título foi o primeiro do país na competição organizada pela entidade máxima do futebol na Europa, e teve ajuda brasileira na conquista.
O Kairat conta em seu plantel com diversos brasileiros, como o goleiro Leo Higuita, os fixos Henrique Elgart e Euler, os alas Leo Santana, Leo, Alexandre Moraes e os pivôs Joan e Betão, além do técnico Cacau. Do lado adversário, os fixos Romulo, Tatu e Nando, além dos alas Dieguinho e o pivô Fernandinho, representaram o Brasil na final do torneio europeu. Há também o caso de atletas que nasceram no Brasil, mas se naturalizaram em outros países, como, por exemplo, o caso de Pula, que defende a Rússia.
Higuita vem traçando seu caminho no futsal internacional. Com 26 anos, o goleiro cujo apelido remete ao folclórico goleiro colombiano, também carrega a habilidade com os pés que foi uma das marcas registradas de seu “xará”.
O Kairat, na semifinal, eliminou o Barcelona de Igor e Wilde, que defendia o título. O atleta teve participação direta na partida, dando assistências e efetuando boas defesas. O placar teve participação brasileira: Alexandre Moraes e Leo marcaram um gol cada na vitória por 5 a 4. Wilde fez um dos gols espanhóis na disputa.
E é do goleiro o quarto gol do time do Cazaquistão na final. Leo Santana também deixou o dele, assim como Tatu, para os russos. “Realizei um sonho ao conquistar essa competição”, confessou o atleta.
