A seleção brasileira de futebol americano enfrenta hoje o Chile, em jogo amistoso, às 18 horas em Foz do Iguaçu, no Estádio do ABC.
Esta será a segunda partida oficial dos brasileiros. O primeiro amistoso do Brasil no futebol americano foi em 2007, em Montevidéu, contra o Uruguai. O jogo de hoje, portanto, será o primeiro em território brasileiro. O intervalo de quase cinco anos da seleção brasileira sem uma partida se deveu a mudanças na AFAB (Associação de Futebol Americano do Brasil), entidade que coordena a modalidade. Os novos rumos da seleção de futebol americano começaram a ser traçados no ano passado, logo após mudanças na direção da AFAB.
Para o treinador Danilo Müller, o futebol americano tem evoluído nos últimos anos, o que possibilitou a convocação de novos atletas. “Foram seis meses de trabalho. Fizemos uma escolha criteriosa e temos certeza que convocamos os melhores. Afinal, são quatro anos esperando por este jogo”, comentou o técnico Muller. Um dos destaques do time é Helder Ludwig, atleta e capitão do Foz do Iguaçu Black Sharks, convocado para a seleção brasileira de futebol americano.
Sobre a experiência de jogar em casa, Ludwig disse ter recebido com muita honra o convite para atuar na seleção e que promete o máximo de dedicação para que a torcida possa ver um bom jogo. “Estou muito orgulhoso de ter sido chamado para o grupo, ainda mais para jogar em Foz. Não tem preço terminar uma partida e poder abraçar a família e os amigos que estão ali te acompanhando”, disse Ludwig.
A apresentação pretende marcar o início de uma nova fase da modalidade no Brasil, com vistas ao Sul-Americano de 2013, que também poderá ser disputado na fronteira, e à Copa do Mundo de 2015. O jogo deve ser transmitido via Web-TV: http://www.clickfozdoiguacu.com.br/aovivo/