Seleção teve a alagoana Bárbara como titular no torneio disputado em São Paulo
A seleção brasileira feminina da categoria Sub-17 conquistou o título do Torneio Internacional, realizado na cidade de São Paulo. A conquista teve participação alagoana, já que a lateral Bárbara Melo, atleta do União Desportiva, esteve entre as titulares da seleção canarinho.
O Torneio Internacional de Futebol Feminino Sub 17, promovido pela Associação Cuebla (Associação Cidade Unida pelo Esporte de Base e Ligas Amadoras), além da seleção brasileira, contou com a participação de Chile, Paraguai e Venezuela.
A campanha da seleção nacional começou com derrota por 3 a 1 para o Paraguai. Na sequencia, as meninas do Brasil se recuperaram em vitória difícil e de virada diante do Chile e conquistou a vaga na decisão, após vencer a Venezuela por 3 a 0.
O confronto final aconteceu justamente contra o Paraguai, seu algoz na primeira rodada. Dessa vez, o duelo acabou empatado em 1 a 1 no tempo normal e nas penalidades, o Brasil venceu por 3 a 1, conquistando o título.
A alagoana Bárbara Melo vestiu a camisa 6 da seleção e atuou como lateral-esquerda, assim como no União Desportiva, time local que se destacou em cenário nacional durante a Copa do Brasil.
Bárbara tem apenas 15 anos e já integra a seleção Sub-17. Esta é sua terceira passagem pela seleção, que tem como foco principal o Sulamericano que acontece no próximo ano.
A principal referência é Marta, alagoana de Dois Riachos, cinco vezes melhor jogadora do mundo e que é referência mundial no esporte. Este ano, antes de Bárbara, a jogadora Pretinha, também do União Desportiva, foi convocada para integrar a seleção brasileira Sub-20.
No último final de semana, com a presença do treinador Doriva Bueno, a CBF, juntamente com a Federação Alagoana de Futebol e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, realizaram uma seletiva com jovens alagoanas, visando selecionar algumas jogadores paras as seleções sub-17 e sub-20.
Atualmente, a CBF vem promovendo seletivas para as categorias de base, fazendo com que o futebol feminino tenha uma continuidade. Recentemente, a seleção profissional foi transformada em permanente, para maior tempo de atividade das atletas.
