A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) chama a atenção da população para a sinalização furtada e danificada por atos de vandalismo em Maceió. Segundo a Diretoria de Sinalização, semanalmente, são feitos reparos e reposições de placas e até de semáforos. Além de prejudicar a organização do trânsito na região, as depredações geram custos para a administração pública.
O caso mais recente aconteceu no último sábado (11), quando um homem foi levado à Central de Flagrantes I após tentar retirar uma placa de sinalização de lombadas na Avenida Rotary. “Atitudes iguais a essa devem ser denunciadas à polícia por se tratar de crime de dano ao patrimônio público e à própria SMTT, por meio do número 118, para que seja feita a substituição”, explicou o coordenador de Sinalização Semafórica, Fernando Ramos.
Segundo a Diretoria, a maioria dos materiais depredados são as placas de regulamentação, essenciais para o ordenamento do trânsito e fiscalização dos agentes da SMTT. “Moradores que se sentem prejudicados com a sinalização local também são os que mais danificam os equipamentos”, salientou Ramos.
O coordenador ainda sensibiliza para que a população seja mais consciente, pois a depredação e o furto prejudicam tanto motoristas quanto pedestres, que ficam sem sinalização até o material ser novamente reposto. Em média, a equipe de sinalização da SMTT leva 48h para recolocar o equipamento desde quando toma conhecimento da falta da sinalização.