A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cultura, prorrogou o prazo das inscrições para as novas chamadas públicas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os interessados terão agora até o próximo dia 18 de fevereiro para participar. O FSA, um dos principais instrumentos de fomento da indústria de audiovisual no Brasil, em sua terceira fase de operação, disponibilizará R$ 84 milhões para projetos independentes para cinema e televisão.
Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual serão investidos em linhas de ação da cadeia produtiva do setor, como produções de longa-metragem e de obras para televisão, aquisição de direitos de distribuição de longa-metragem e comercialização de longa-metragem.
De acordo com o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, O FSA tem um mecanismo de política pública inovador, pois seus investimentos prevêem participação na receita obtida pela obra. “A ampla aceitação desse modelo pode ser verificada pela quantidade e qualidade das propostas recebidas nas chamadas públicas anteriores”, ressalta Rangel.