Inscrições já podem ser realizadas em qualquer um dos 15 Centros de Referência
Estão abertas as inscrições para oito turmas oferecidas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. São 176 vagas divididas entre os cursos de mestre de obras, modelista, mecânico de motores ciclo otto, eletricista de automóveis, auxiliar de recursos humanos e confecção de lingerie e moda praia. Estas turmas serão oferecidos em Aracaju graças a parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o trabalho (Fundat), órgão veiculado a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ministrará o curso.
As inscrições já podem ser realizadas em qualquer um dos 15 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) espalhado pelos bairros da capital. No ato da matrícula, é necessário apresentar comprovante de residência, documento de identidade, CPF e número de inscrição do CadÚnico. É obrigatório para os interessados estarem inscritos ou em processo de inclusão no Cadastro Único do Governo Federal e possuir 16 anos ou mais, com exceção do curso de mestre de obras que exige alunos a partir de 18 anos.
Escolaridade e vagas
O perfil escolar para a entrada varia de acordo com os cursos. O curso de mestre de obras, por exemplo, oferece 20 vagas e exige ensino fundamental completo. Os cursos de modelista e confecção de lingerie e moda praia, oferecem 40 vagas cada, divididas em duas turmas de 20 alunos para cada formação; para estas turmas, são aceitos alunos com o ensino fundamental II incompleto, ou seja, entre a 5ª e a 8ª série.
O curso de auxiliar de recursos humanos disponibiliza 40 vagas e estabelece a necessidade de alunos com o ensino fundamental completo. Os cursos de mecânico de motores ciclo otto e o de eletricista de automóveis oferecem 20 e 16 vagas, respectivamente, e ambos exigem que os alunos estejam cursando, no mínimo, o 7º ano do ensino fundamental.
Pronatec
O objetivo do Programa é oferecer uma mão-de-obra qualificada para o preenchimento de funções especializadas no mercado de trabalho. Os cursos desenvolvidos são inteiramente gratuitos e os alunos ainda recebem material didático e uma bolsa de auxílio transporte.
