Forte de São Marcelo é umas das fotografias mais marcantes da exposição
Assimetria, curvas, efeitos ilusionistas e movimento. Essas são algumas das características do barroco presente nas fotografias da exposição itinerante “Pérolas Imperfeitas”, que retrata de uma maneira inovadora as referências históricas e culturais de Salvador. A mostra será aberta no dia 04 de novembro, quinta-feira, no museu de Arte Brasileira da Fundação Pierre Chalita, em Jaraguá, e segue em cartaz até 14 de dezembro, quando o fotógrafo David Glat irá mediar uma visita ao público como atividade educadora, às 15h. A entrada é gratuita.
As 16 fotografias que compõem a exposição buscam, por meio do exercício barroco e de uma linguagem visual contemporânea, desconstruir a imagem convencional e institucionalizada do patrimônio histórico e arquitetônico da capital baiana. A mostra já foi exibida em Salvador, Fortaleza, São Paulo e Recife e, após Maceió, será apresentada nas cidades de João Pessoa, Lisboa, Buenos Aires, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília.
Os portais, ladeiras, fortificações, casario, altares e fachadas de igreja foram fotografados com uma câmera rotativa analógica, originalmente concebida para registrar imagens em 360° e filmes negativos a cores. A técnica aplicada pelo fotógrafo carioca, definida como “movimento dentro do movimento”, provoca efeitos como distorções, alongamentos, achatamentos e sinuosidades.
“A intenção foi levar o espectador a observar uma sucessão de jogos visuais formados por curvas, contracurvas, alongamentos, abstrações e ritmos, criados a partir de movimentações com a câmera realizadas no momento mesmo da tomada das fotos e com poucos ajustes e manipulações posteriores. Uma viagem capaz de provocar visões distorcidas, exaltando emoções e explorando a dramaticidade”, afirma o curador da exposição, Justino Marinho.
Serviço
Exposição “Pérolas Imperfeitas” de David Glat
Fundação Pierre Chalita – Museu da Arte Brasileira
Praça Manoel Duarte, 45 – Pajuçara
Abertura: 04 de novembro a 14 de dezembro de 2010, às 19h.
Horário de visitação: de 2ª a 6 ª feira: 8 h. às 12 h. e 14 h. às 18h
Entrada franca.
Atividade educativa: Visita Mediada com o fotógrafo
Fundação Pierre Chalita – Museu da Arte Brasileira
Data e horário: 14 de dezembro de 2010, terça-feira às 15h.
Entrada franca.
