×

Sergipe

Fundação Aperipê lança novos produtos e logomarca

Na noite da última quarta-feira, 14, no museu da Gente Sergipana, a Fundação Aperipê de Sergipe – Fundap, lançou diversos produtos, além da nova logomarca que representará os três veículos que fazem parte dela, as rádios AM e FM, e a TV. Foram lançados a nova programação, um novo site, um aplicativo para dispositivos móveis e um novo telejornal.

O diretor presidente da Fundap, Givaldo Ricardo, comandou todo processo de mudanças e fez os anúncios das novidades. “O que nós estamos lançando aqui são novos produtos que procuram aumentar a interação entre as três emissoras da Fundação com o público. Esses novos elementos são exigências do mundo atual, de você ter acesso à programação através de sites e aplicativos, com uma comunicação visual mais arrojada e moderna, vinhetas com a pegada mais jovem, ou seja, tudo buscando atender a modernidade e a digitalização demandadas atualmente”, explicou.

Para o diretor administrativo e financeiro, Wallace Barreto Carvalho, essas mudanças acompanham as diversas inovações que foram implementadas na Aperipê durante todos os anos de existência. “A Fundação sempre buscou estar atualizada e esse evento de hoje é mais um passo nesse sentido, de reforço da marca que é sinônimo de qualidade e de representatividade da nossa terra”, reforçou.

O secretário de Comunicação do Estado de Sergipe, Sales Neto, que representou o governador Jackson Barreto durante a solenidade, disse que todas essas mudanças vão enriquecer a Fundação de uma forma muito positiva. “O Governo do Estado se sente muito feliz quando vê esse tipo de trabalho gerar bons frutos. Nós sabemos que não é fácil, principalmente em um momento de muitas dificuldades como esse, com recursos muito escassos. Mas a gente vê que mesmo assim, a Fundação conseguiu fazer coisas importantes, que realmente oferecem à sociedade o nível de qualidade que ela necessita e que ela merece”, parabenizou.

“Muita gente contribuiu para essa construção, mas agora nós estamos vivendo um novo momento, que exige esse tipo de modernização para sobreviver. Temos a certeza que os esforços de todos que fazem a Aperipê são muito grandes para chegarmos até aqui, e entendemos que esses resultados levam ela a um padrão de qualidade que nos dá orgulho de apresentar à sociedade sergipana”, acrescentou o secretário.

Lançamentos

De acordo com o diretor presidente, Givaldo Ricardo, a Aperipê está prestes a completar 80 anos e, também por isso, a renovação do conteúdo e da forma de apresentar era necessária. Alguns dos produtos já estão em funcionamento, outros entrarão ainda esse ano e outros funcionarão a partir de 2017.

“Como em toda renovação, precisávamos de uma marca diferente que representasse essa passagem. A nova logo busca consolidar a renovação a interação entre as rádios e a televisão e, sobretudo, a interação com o nosso público. Preservamos as três cores, o vermelho significando a televisão, o azul a FM e o verde a AM, e as dispomos em formato de cubo, o que representa o diálogo entre elas”, explicou Gilvaldo.

“Será lançado também, até a próxima semana, um novo aplicativo destinado aos dispositivos móveis, que dará acesso aos conteúdos produzidos na TV e nas rádios. Além disso, o jornal ‘Conexão Aperipê’ mudará de nome para ‘Jornal da Aperipê’ e deverá estrear em 2017, com nova uma abertura, que chama para as mudanças na interação e na relação com o nosso público e com as novas tecnologias”, continuou.

Segundo Givaldo Ricardo, para acompanhar toda essa inovação, a equipe da Aperipê resolveu modificar totalmente o site que já existia, e que pode ser acessado através dos endereços ‘aperipe.com.br’ e ‘aperipe.se.gov.br’. “Nele, os telespectadores e ouvintes podem deixar sugestões, fazer críticas, acompanhar a programação ao vivo, tudo com muito mais interatividade e com toda programação à disposição. Quando o mudamos, queríamos que ele fosse completamente integrado com o jornal, para que todos pudessem assisti-lo a qualquer hora. E quanto a programação, a filiação que fizemos esse ano com a TV Cultura trará novos conteúdos à TV Aperipê, melhorando a qualidade das nossas exibições. Essa parceria, juntamente com a que já temos com a TV Brasil, fará com que a Fundação tenha ainda mais potencial no sentido de informar e educar nossa sociedade, o que é de extrema importância para todos nós que fazemos parte da Fundação”, complementou o diretor presidente.

Reconhecimento

Para o presidente do Sindicato dos Radialistas, Fernando Cabral, o momento é de grande comemoração pelo que a Fundap representa para Sergipe. “A Aperipê é o veículo que mais traduz o incentivo e a divulgação dos artistas sergipanos, desde a sua concepção. Eu já fazia parte da equipe da Fundação quando a TV foi criada, em 1985, e pude presenciar e participar desse instrumento de cidadania, que sempre fortaleceu a cultura e a comunicação do estado, o que, para mim, é uma alegria muito grande”, revelou.

Tradução sentida na pele pelo cantor, compositor, músico, ator e produtor, Tonho Baixinho. “Fico contente pela Aperipê ter crescido enormemente e de participar há muitos anos dessa grande evolução, pois ela é a que mais incentiva a nossa cultura e todos nós, artistas da terra, temos nela um espaço maravilhoso para a divulgação dos nossos trabalhos”, confirmou.

Histórico

A história da Aperipê começou no ano de 1939 com criação da rádio sergipana. Em 1972, foi instituída a Fundação Aperipê de Sergipe – Fundap. No ano de 1985, foi criada a emissora de TV e, dez anos depois, a rádio ‘FM 104,9’. Em 2008 acontece a filiação com a TV Brasil; em 2014 a TV passa a possuir transmissão digital e, este ano, a emissora filia-se à TV Cultura. Em 2017, a televisão deve completar o processo de mudança para a emissão de conteúdo totalmente em HD.