Os profissionais do Hospital Sanatório continuam em greve pelo recebimento do salário referente ao mês de março, bem como o pagamento das férias vencidas em 2011. Devido à paralisação, iniciada na quinta-feira, 19, cirurgias, exames e demias serviços estão suspensos por conta da redução no quadro, mantido apenas com 30% do efetivo prestando atendimento.
De acordo com o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, o diretor administrativo do hospital informou que os pagamentos referentes a março deverão ser feitos terça-feira, 24, para profissionais que recebem até R$2 mil. “Enquanto o dinheiro não entrar nas contas o hospital vai continuar com a maioria do contingente parado”, ressaltou Mário. Na última sexta-feira (20), o Sanatório pagou o reatante da folha do mês de fevereiro.
Atendimento prejudicado
Desde que começou a atrasar pagamentos dos funcionários, acerca de dois anos, o atendimento do Hospital Sanatório tem comprometido a saúde dos trabalhadores e pacientes. Segundo a coordenadora de enfermagem, Deocarmem Rodrigues, profissionais que entram nos plantões de final de semana dificilmente são rendidos pelos colegas, que em sua maioria alegam falta de dinheiro para pagar transporte e ir até a unidade.
“Há técnicos de enfermagem que chegam a ficar 24 horas trabalhando direto, atendendo mais de 40 pacientes por plantão. Devido ao descontrole nos pagamentos, o Sanatório tem perdido bons profissionais, que estão procurando outros hospitais para trabalhar ou então requerendo a aposentadoria, preferindo ficar em casa a vir passar pela humilhação de não receber”, desabafou a coordenadora.