×

Penedo

Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa aderem à greve em Penedo

Greve dos bancários em Penedo teve adesão da Caixa e do Banco do Brasil

A greve dos bancários deflagrada por tempo indeterminado em nível nacional nesta quarta-feira, 29, paralisou o atendimento interno apenas no Banco do Brasil (BB) e na Caixa Econômica Federal em Penedo. As demais agências (Bradesco e Unicred) funcionam normalmente na cidade ribeirinha, inclusive a do Banco do Nordeste, que também faz parte da rede do governo federal.

Nas agências que contaram com a adesão dos bancários, o atendimento ficou restrito ao setor dos caixas eletrônicos, sem a presença dos grevistas no local de trabalho para explicar aos clientes os motivos da paralisação. De acordo com notícia que consta no site do sindicato dos bancários de Alagoas, a greve definida durante assembléias realizadas no país na noite desta terça-feira, 28, é decorrente da proposta de reajuste salarial apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

Os bancários não aceitaram os 4,29% apresentado pela Fenaban, precentual equivalente à inflação dos últimos 12 meses. A categoria já havia decidido por reajuste de 11%, além da valorização dos pisos salariais, melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, proteção ao emprego, mais contratações, igualdade de oportunidades, segurança contra assaltos e sequestros e fim da precarização via correspondentes bancários, dentre outros pontos.

“As decisões das assembléias demonstram a indignação dos bancários com a postura intransigente dos bancos”, afirmou Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf). “Com os lucros de R$ 21,3 bilhões obtidos somente por cinco bancos no primeiro semestre deste ano, é possível o atendimento das demandas da categoria e garantir melhor qualidade de vida”, justificou o sindicalista.