AGaleria do Artesanato, localizada na ala norte da Casa da Alfândega em Florianópolis (SC), foi reaberta ao público na última segunda-feira (7/2). A Antiga Alfândega é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1975 e uma parte do espaço foi cedido à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) que expõe e comercializa o trabalho de artesãos de todo o estado.
“O Iphan está compartilhando um lado da estrutura do prédio com a FCC para a reabertura da galeria. Estamos muito satisfeitos com essa parceria, pois entendemos a importância de reabrir esse espaço que contribuirá tanto com o desenvolvimento e valorização da cultura local, agregando inclusive valor ao turismo”, declarou a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
A FCC, administradora da Galeria do Artesanato, passará a expor produtos de cerca de 70 expositores de todas as regiões do estado, ou seja, aproximadamente 3,7 mil peças. São itens em madeira, gesso, palha, cerâmica, tapeçarias, bonecos, rendas e bordados, entre outros materiais e técnicas. O local ficará aberto ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e, aos sábados, das 9h às 13h.
“A Galeria do Artesanato é uma referência importante no Centro de Florianópolis, parada obrigatória de todos que procuram produtos tradicionais do estado, e agora poderá atender com mais conforto e acessibilidade ao público”, disse a superintendente substituta do Iphan-SC, Regina Helena Santiago.
Desde 2019, os produtos de artesanato catarinense estavam sendo comercializados em um casarão histórico localizado na Praça XV de Novembro, esquina com a Rua Victor Meirelles. Além de abrigar a galeria, a Casa da Alfândega também será a nova sede do Iphan-SC. A mudança está prevista para o início de março.
Serviço
Reabertura da Galeria do Artesanato – Casa da Alfândega
Horário: 10h
Local: Rua Conselheiro Mafra, 141 – Centro, Florianópolis (SC)
Horários de funcionamento da galeria: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e sábados das 9h às 13h.