O espaço comporta cerca de 25 crianças
Um antigo sonho do corpo docente do curso de Pedagogia da Faculdade Raimundo Marinho (FRM) de Penedo foi concretizado. A unidade possui agora uma brinquedoteca, que servirá como extensão da sala de aula para os graduandos da área. O espaço comporta cerca de 25 crianças e já recebeu, entre outubro e novembro deste ano, grupos de meninos e meninas provenientes de escolas públicas.
“O objetivo deste trabalho é manter um laboratório que possa ser utilizado por docentes e discentes para o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à profissão. A brinquedoteca também promoverá a aproximação da FRM junto à comunidade local, que é a finalidade da extensão universitária”, afirmou Márcia Brito Nery, coordenadora do Núcleo de Extensão da FRM Penedo (NEX).
De acordo com a coordenadora, o projeto foi fomentado junto aos alunos das disciplinas de Metodologia do Ensino de Artes e Grupos Cooperativos, que abraçaram a ideia por meio de debates sobre a importância do espaço na formação do pedagogo e da realização de seminários para angariar livros e brinquedos, no intuito de compor o acervo da brinquedoteca.
“Hoje todo o material lúdico, como jogos educativos e teatro de fantoches, está sendo construído pelos alunos, em sua grande maioria a partir de material reciclado. A confecção se dá em oficinas pedagógicas realizadas periodicamente. É notório o interesse da comunidade acadêmica, motivação essencial para que o projeto floresça ainda mais e continue dando frutos”, finalizou a docente.
