Fotos expostas mostram a alegria e a empolgação dos foliões
Folia, animação, cores, fantasias, confetes, serpentinas e máscaras, muitas máscaras. Tudo isso registrado em imagens. É o que pode ser conferido, até o dia 18 de fevereiro, na primeira exposição fotográfica do Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha, no Maceió Shopping.
Ao todo são 70 imagens que “falam” sobre os seis anos de história do Baile dos Seresteiros, além de funcionar como um meio de difundir a cultura do Estado e promover um resgate histórico dos antigos bailes carnavalescos, onde a alegria e a descontração eram as únicas regras para entrar na festa.
“A exposição também é um trabalho de resgate cultural. Estava na hora de mostrar que os bailes carnavalescos ainda têm espaço. O Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha investe na tradição cultural, é um projeto que tem forma e conteúdo. Já deu certo em Alagoas”, disse a organizadora da mostra fotográfica Silvana Valença.
Na exposição estão cliques da própria Silvana e dos fotógrafos Cilo Roberto, Maíra Vilela, Márcio Ândrey e do arquivo do site Maceió 40 Graus. Cada um registrou com estilo próprio e identidade os detalhes da festa, desde as atrações no palco aos concorridos concursos de máscaras e fantasias realizados no evento.
Para este ano, o concurso de fantasia já está garantido, mas são as atrações musicais que prometem animar o público. Além dos “donos” da festa, os Seresteiros, a sétima edição do evento traz o retorno da maior banda de frevo do País, Spok Frevo do Recife.
O Baile de Máscaras dos Seresteiros da Pitanguinha será promovido no dia 29 de janeiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Os Seresteiros também promoverão uma versão infantil da festa, o Bailinho, que acontece no dia 31 de janeiro. Será uma excelente oportunidade para a criançada vestir a fantasia e cair no frevo.
Os Seresteiros são uma instituição não lucrativa formada por pessoas de classes e faixas etárias diferentes. Em comum, apenas o gosto pela boa música. Eles passam o ano inteiro ensaiando e fazendo serenatas pelas ruas da Pitanguinha.
Para conhecer um pouco mais sobre os Seresteiros, sobre Carnaval e, principalmente, sobre a cultura de Alagoas é só visitar a exposição fotográfica no shopping. Não dá para perder! Mais informações pelo telefone 3235-5301.
