“Vou defender os empresários de pequeno porte e os empreendedores individuais alagoanos”. Este foi o compromisso formalizado pelo candidato a governador de Alagoas pela coligação Com o povo pra Alagoas avançar, deputado federal Renan Filho (PMDB), junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e Turismo de Alagoas (Sinfretur). A categoria conheceu os projetos para o segmento e confirmou apoio as ideias de Renan Filho.
A principal proposta, encaminhada por Carlos Calheiros, presidente do Sinfretur, é proteger os fretistas alagoanos da concorrência desleal de grandes empresas nacionais. Eles sugeriram estabelecer um cadastro que permita a absorção das empresas com, pelo menos, dois anos de instaladas em Alagoas e assim evitar que empresas de fora do estado levem recursos e os empregos dos alagoanos.
“Pretendemos fazer um sistema tributário que dê isonomia aos demais estados. Reduzindo a carga tributária alagoana, porém aumentando a parcela contributiva para manter a arrecadação”, explicou Renan Filho, confirmando que o empresário alagoano tem que ter capacidade para competir com as demais empresas de outros estados. A elevada taxação estadual impede uma disputa justa de mercado, já que as empresas externas trabalham com impostos menores em seus respectivos estados.
Entre as demais propostas, o Sindicato dos Fretistas solicitou ainda a redução do imposto do querosene – demanda também apresentada pelo setor hoteleiro, pois o elemento encarece consideravelmente o combustível usado nos veículos. O deputado federal adiantou que a iniciativa já está em seu plano de governo. “É o tipo de imposto que se reduzindo, aumenta a arrecadação”, completou Renan Filho.