Os torcedores do Fluminense que foram ao Engenhão nesta quinta-feira, 19/07, tinham duas expectativas: a primeira, assistir a vitória sobre o Bahia, que deixaria a equipe com 22 pontos, mantendo a terceira colocação no Campeonato Brasileiro e, a outra, a chance de ver de perto o artilheiro Fred se tornar o maior goleador da história do clube na competição, superando Magno Alves, que tinha 43 gols.
Para comemorar o triunfo por 4 a 0 foi necessário aguardar os 90 minutos, mas para ver o camisa 9 balançar as redes adversárias, bastaram apenas 48 minutos. Além de dois gols históricos, o atacante ainda deu uma assistência, começou a jogada do quarto gol e foi fundamental na goleada, se tornando o personagem da partida.
O Jogo
Desde o início, Fred e seus companheiros mostraram que não demoraria muito para o artilheiro conseguir atingir o recorde. Já aos quatro minutos, o capitão tricolor recebeu um lançamento de Jean, invadiu a área e só não abriu o placar pois a zaga do Bahia conseguiu se recuperar. Bem armado taticamente, a equipe do técnico Abelão conseguiu ter o controle total da partida, aumentando a expectativa do atacante de fazer o gol, que só não aconteceu na etapa inicial, porque um dos árbitros auxiliares marcou impedimento aos 38 minutos, quando Fred recebeu a bola livre, na área, após contra-ataque rápido puxado por Bruno.
Wellington Nem foi uma das peças fundamentais para o bom desempenho do Tricolor no primeiro tempo. Graças as suas jogadas e a boa troca de passes dos jogadores do meio de campo, o Fluminense conseguiu 58% do tempo de posse de bola e finalizou oito vezes, enquanto o time baiano, apenas duas.
O segundo tempo mal começou e Fred pôde comemorar a marca histórica. Aos três minutos, Wellington Nem foi derrubado na área pelo goleiro Marcelo Lomba. O juiz marcou o pênalti, que Fred, com sua categoria de sempre, converteu no canto direito do arqueiro. Na comemoração, os jogadores foram festejar com o mais novo artilheiro do clube em Campeonatos Brasileiros. Igualar a marca de Magno Alves não bastava para o atacante. Por isso, aos 28 minutos, o jogador arrancou com a bola, invadiu a área e teve de ser derrubado pelo zagueiro Danny Morais. Com a frieza que sempre caracterizou seu futebol, Fred bateu no canto esquerdo de Lomba e comemorou seu 44º gol pelo Fluminense na competição.
O camisa 9 mostrou que não serve apenas para fazer gol. Aos 20 minutos, oito antes de se isolar com maior artilheiro do Flu em Brasileiros, o atacante fez um cruzamento perfeito na cabeça de Thiago Neves, que se antecipou à zaga, para fazer o segundo gol do Fluzão no confronto.
Ainda deu tempo para Wallace, aos 42 minutos, após jogada iniciada por Fred, fazer o quarto gol da partida e coroar a boa atuação da equipe na noite desta quinta, 19, no Engenhão.
Mesmo em vantagem no marcador, o Fluminense não diminuiu seu ritmo e seguiu pressionando o adversário. Porém, com 4 a 0 no placar e com o domínio da partida, o time das Laranjeiras pôde só esperar o apito final para comemorar sua sexta vitória na competição. Em dez partidas, o Tricolor manteve a invencibilidade no Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada, os guerreiros viajarão até Campinas para enfrentar a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela 11ª rodada.
Ficha Técnica:
Fluminense 4 X 0 Bahia
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 19/7/2012 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Fabrício Neves Correa (RS)
Auxiliares: José Eduardo Calza (RS) e Fabio Pereira (TO)
Renda/Público: R$ 130.075,00/5.395 pagantes
Cartões amarelos: Marcelo Lomba, Danny Morais (BAH)
GOLS: Fred, de pênalti 3′/2ºT (1-0); Thiago Neves 20′/2ºT (2-0); Fred, de pênalti 28′/2ºT (3-0); Wallace 42′/2ºT (4-0)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos (Wallace – 22′/2ºT); Edinho (Leandro Euzébio – 31′/2ºT), Jean (Fábio Braga – 37′/2ºT), Thiago Neves e Deco; Wellington Nem e Fred. Técnico: Abel Braga.
BAHIA: Marcelo Lomba; Fabinho, Titi, Danny Morais e Gerley (Zé Roberto – 19′/2ºT); Diones, Kleberson (Júnior – 31′/2ºT), Hélder, Vander e Mancini; Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.