×

Alagoas

Fraude em ligação de água surpreende a Casal

Os fiscais da Companhia de Saneamento de Alagoas(Casal) ficaram surpresos com o que viram na sexta-feira (26), durante a operação “O bicho vai pegar”, em Ponta Grossa. Num dos imóveis inspecionados foi encontrada uma religação clandestina que abastecia cerca de 20 moradias.

A derivação da tubulação media dezenas de metros e passava por mais de uma rua. Agora, o responsável pela irregularidade terá de pagar pelo consumo presumido de água e arcar com uma pesada multa. Além disso, ficará sujeito a responder judicialmente por roubo, um delito previsto na legislação penal brasileira.

Na operação, que atingiu cerca de 600 imóveis, também foram detectados hidrômetros invertidos, fraudados e retirados das ligações, bem como vários “by pass”, mais conhecidos como “gatos”.

Para desestimular os clientes fraudadores ou maus consumidores, a Casal está providenciando medidas rigorosas de combate às irregularidades, entre as quais a adoção de multas mais pesadas e a intensificação do trabalho de detecção com a utilização de equipamentos de tecnologia mais avançada e de maior precisão.

O consumo irregular de água causa prejuízos de milhões de reais à Companhia, provoca desperdício – quem não paga pelo que consome não se preocupa com o gasto – e problemas no abastecimento, afetando toda a população.