Os franceses Cyril Despres e Stephane Peterhansel se tornaram campeões do Rali Dakar 2012, respectivamente, nas categorias motos e carros, ao ultrapassarem a linha de chegada numa praia de Lima, após percorrerem durante duas semanas, quase 9.000 quilômetros por Argentina, Chile e Peru.
Despres ficou com a vitória nas mãos logo depois que seu arquirrival Marc Coma, cometeu um erro de navegação no sábado se desviou do caminho, perdendo mais de 10 minutos de corrida. Ambos os pilotos são companheiros na equipe KTM.
Esse foi o quarto título que Despres conseguiu entre as motos no Dakar, considerada como a competição mais dura do mundo. O triunfo o fez superar Coma, que tem três conquistas.
Já o veterano piloto Peterhansel, alcançou seu décimo título no Dakar. Pilotando um Mini, o francês terminou a competição com o tempo total de 38 horas e 54:46 minutos.
Seu maior adversário, o espanhol Nani Roma, também da Mini, cruzou a linha de chegada com uma diferença de 41:56 minutos frente a Peterhansel. O terceiro lugar foi para o sul-africano Giniell de Villiers – campeão do Dakar 2009 – a uma hora e 13:25 minutos do líder.
