Franceses prometem um melhor futebol diante do México
A partida de logo mais, às 15h30 (de Brasília), no estádio Peter Mokaba, em Polokwane, não decidirá o futuro das eleções de México e França na Copa do Mundo. Por conta dos dois empates na primeira rodada, as situações das quatro seleções desse grupo só serão definidas na última rodada dessa fase classificatória. Todavia, tanto a França quanto o México, não abrem mão de vencer, por dois motivos: primeiro, apagar a má impressão deixada em suas estreias e segundo, ficar mais perto das duas vagas do Grupo A para as oitavas de final.
O polêmico e contestado técnico francês Raymond Domenech minimizou a atuação de sua equipe. “Não creio muito nessa história de favoritos. Veja a partida entre Espanha e Suíça (a segunda venceu por 1 a 0, nesta terça-feira). Essa é a tônica do futebol atual: os resultados se decidem no campo e não com as estatísticas”, afirmou.
Domenech, para esse confronto, tratou de fazer algumas alterações em sua equipe para que a mesma consiga sua primeira vitória no Mundial. O técnico francês deixou de fora o meia Gourcuff para a entrada do volante Diaby, recuou Ribéry para o meio de campo e também escalou Malouda, deixando Anelka sozinho no ataque. A determinação é aumentar o tempo com a posse da bola , à espera de uma brecha na defesa mexicana. “Acho que o time anda muito impaciente”, frizou o treinador.
No lado mexicano, o técnico Javier Aguirre fará apenas uma alteração na seleção asteca: o meia Guardado, do La Coruña, insistentemente pedido entre os titulares pela imprensa do país, entrará na equipe para jogar pelo lado direito do meio de campo. “O México seguirá jogando do mesmo jeito, é a maneira como sabemos jogar. Porém, se podemos melhorar o estilo, sobretudo quando você joga de forma tão agressiva e não é premiado com gols, temos que mudar disse, citando o confronto de estreia contra os sul-africanos.
Históricamente, ambas as seleções fizeram o primeiro jogo das Copas, em 1930, no Uruguai, com vitória dos “Bleues” por 4 a 1. O retrospecto do duelo, inclusive, favorece os europeus. Em seis partidas, houve cinco vitórias dos franceses e um empate em 1 a 1 no Mundial de 1966, na Inglaterra.
FICHA TÉCNICA:
França x México
França – Lloris; Sagna, Gallas, Abidal e Evra; Toulalan, Diaby, Govou, Ribéry e Malouda; Anelka. Técnico – Raymond Domenech.
México – Pérez; Juárez, Osorio e Rodríguez; Guardado, Torrado, Márquez, Giovanni dos Santos e Salcido; Vela e Franco. Técnico – Javier Aguirre.
Árbitro – Khalil Al Ghamdi (Arábia Saudita).
Horário – 15h30 (de Brasília).
Local – Estádio Peter Mokaba, em Polokwane (África do Sul).
