×

Penedo

FPI do São Francisco inspeciona embarcações no município de Penedo

Ao todo 24 embarcações foram inspecionadas pelos fiscais entre os municípios de Penedo e Porto Real do Colégio


Aconteceu nesta terça-feira (16) entre os municípios alagoanos de Penedo e Porto Real do Colégio, mais uma edição da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco).

Ao todo 24 embarcações foram inspecionadas pelos fiscais, que verificaram as técnicas de pesca empregadas, os equipamentos de salvatagem obrigatórios, além das condições de segurança da navegação.

De acordo com o Ministério Público do Estado, três embarcações com motores de rabeta, sete espingardas de mergulho, sete óculos de mergulho, seis snorkels, duas caixas térmicas e 20 quilos de peixes das espécies Tilápia, Tucunaré, Apaiari, Piranha e Piau foram apreendidos durante a força-tarefa.

Sete pescadores foram flagrados realizando pesca de mergulho (pesca subaquática) nos municípios de Colégio e Propriá/SE. A prática é proibida no trecho do Rio São Francisco entre Delmiro Gouveia/AL e Canindé do São Francisco/SE, até a sua foz.

A Equipe Aquática é composta por agentes ambientais do IBAMA, policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), militares da Capitania dos Portos de Alagoas e da Agência Fluvial de Penedo (Marinha do Brasil), fiscais do Instituto de Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e um pesquisador do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA).

Os pescadores foram encaminhados para as Delegacias de Polícia Civil de Colégio e Propriá. Já os pescados foram doados para uma instituição filantrópica.