×

Brasil/Mundo

FPF planeja Pacaembu para sediar final da Copinha 2024

A Copa São Paulo de Futebol Júnior está chegando. O tradicional torneio de base do futebol brasileiro reúne nada menos que 128 times, com atletas que sonham com a conquista do troféu para ter em seus currículos este marco importante, além de ganharem destaque para que possam ser transferidos para grandes clubes.

Em meio a tanta emoção, uma definição importante está em vias de ser confirmada: é provável que a finalíssima seja disputada no estádio Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu. Esta é uma novidade e tanto, tendo em vista que o estádio estava em reforma nos últimos anos.

Esses são os planos da Allegra Pacaembu, empresa que possui a concessão do local, e embora o martelo ainda não esteja batido, são grandes as chances de que o jogo final do torneio aconteça por lá.

Nos acompanhe na leitura para entender qual é a relação do Pacaembu com a Copinha, além de conhecer os estádios que serviram como palco para as finais dos últimos 3 anos e qual é a influência que isso exerce sobre o campeonato.

Qual é a relação da Copinha com o Pacaembu?

Como o próprio nome diz, a Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece no estado de São Paulo, mas com foco na capital paulista. São definidas várias sedes ao redor de diferentes cidades do estado para acomodar as partidas dos diferentes times de cada clube, já que seria inviável disputar todas as partidas na cidade paulistana.

Tendo isto posto, o Pacaembu sempre serviu como um grande palco para a Copinha. Os amantes de futebol provavelmente têm na mente a imagem do último jogo deste torneio ser disputado no estádio, quer pelas transmissões na TV ou mesmo pela presença nas arquibancadas.

É inegável que o estádio Paulo Machado de Carvalho é um palco muito associado com a capital de São Paulo. Embora o estádio tenha ficado muito ligado com o Corinthians, que mandou a maioria de suas partidas por lá entre 1940 e 2013, existe uma memória afetiva bem forte dos paulistanos por ele.

O próprio nome já diz que o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho pertence ao município, com uma série de eventos e partidas já tendo acontecido por lá, já que é possível alugar o Pacaembu para uma série de eventos, como já aconteceu com shows e, é claro, muitos jogos icônicos.

O Corinthians já mandou mais de 1.650 jogos no Pacaembu ao longo de sua história, embora o clube que mais tenha conquistado títulos no estádio seja o arquirrival Palmeiras, com pelo menos 26 conquistas.

Logo, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho está diretamente relacionado com a Copa São Paulo de Futebol Júnior, já tendo recebido uma série de partidas decisivas para o torneio, entre elas a grande final.

Onde foram disputadas as últimas finais da Copinha?

De praxe, a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada no Pacaembu. Porém, como o estádio estava passando por obras desde junho de 2021, visando torná-lo apto a receber outros eventos para além do futebol, o palco de algumas finais foi diferente.

Tanto em 2022 quanto em 2023, as finais da Copinha foram disputadas no Allianz Parque, o estádio do Palmeiras. Inclusive, o clube alviverde chegou à final nesses dois anos e foi campeão em ambos, tendo o gostinho de poder comemorar os títulos em sua casa, junto com a torcida.

A última final disputada no Pacaembu foi em 2020, entre Grêmio e Internacional, tendo sido vencida pelo Inter. A edição de 2021 do torneio foi cancelada em decorrência da pandemia de COVID-19, que estava muito intensa à época e inviabilizou a realização das partidas.

Agora, para a edição de 2024, acredita-se que o Pacaembu possa voltar a ser o palco da finalíssima. Ainda não está definido, já que as obras continuam por lá, mas a expectativa é de que a casa das finais da Copinha volte a receber a grande e tradicional decisão.

Quando haverá a confirmação do Pacaembu como palco da final da Copinha 2024?

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou que a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputada no Pacaembu. As obras devem ter terminado até lá, permitindo que o palco das grandes finais da competição volte a ser utilizado para sua disputa.

A decisão de onde a final será disputada pertence à FPF, entidade que organiza toda a competição, e ao que tudo indica, os torcedores apaixonados poderão voltar a se dirigir ao tradicional estádio para o último jogo desta competição icônica.

O que esperar da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024?

Fica difícil fazer um exercício de futurologia, já que não temos bola de cristal e, mesmo que a tivéssemos, não seria possível adivinhar o que deve acontecer. Porém, como é de praxe nos últimos anos, devemos ver uma competição bem pegada, com todos querendo chegar ao ápice de levantar o troféu de campeão.

O maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior é o Corinthians-SP, com 10 títulos. Na sequência, temos Fluminense-RJ e Internacional-RS (5 títulos cada); Flamengo-RJ e São Paulo-SP (4 títulos cada); Atlético-MG e Santos-SP (3 títulos cada); e Nacional-SP, Palmeiras-SP, Ponte Preta-SP e Portuguesa-SP (2 títulos cada).

O campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 2023 foi o Flamengo-RJ, que bateu o Palmeiras-SP no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ. Isso significa que o rubro-negro desponta como um dos favoritos para levantar o troféu.

É claro que todos os participantes querem ganhar, mas as maiores chances tendem a ficar com as equipes que possuem um investimento mais significativo no futebol de base, o qual pode revelar alguns dos próximos grandes talentos do futebol brasileiro.

Por ser uma competição dinâmica, não há como ter tantas certezas antecipadas, mas ao que tudo indica, a final da Copinha 2024 acontecerá no Pacaembu. Se você deseja fazer suas apostas na competição, vale já começar a pesquisar para, quando ela iniciar, estar mais preparado para ser assertivo e, quem sabe, lucrar uma boa grana com seus palpites!