Na última quinta-feira (06), representantes das secretarias municipais envolvidas na organização dos fóruns territoriais da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) estiveram reunidos na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O objetivo do encontro foi avaliar o primeiro fórum, realizado no dia 30 de outubro, em Guaxuma, e alinhar os últimos detalhes para a realização do segundo, marcado para esta terça-feira (11), na Guarda Municipal do Vergel e do terceiro fórum, que será na sexta-feira (14), no Cepa.
Nos fóruns são trabalhados indicadores como taxa de mortalidade, gravidez na adolescência, acesso à escola a partir da educação infantil e saúde. De cada fórum, saem as propostas elaboradas em conjunto com a comunidade e os técnicos das secretarias que participam focando na minimização das desigualdades entre crianças e adolescentes de Maceió.
Para a diretora de Proteção Social Básica e Transferência de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Denaide Holanda, o fórum é um momento de construção e de mobilização da sociedade. “É importante porque se trata de uma construção participativa e assim é possível alcançar melhores resultados na hora de trabalhar nas ações. A participação das crianças e dos adolescentes também é fundamental”, destacou.
“Nesse trabalho, nós analisamos diversos indicadores propostos pelo Unicef relacionados aos direitos de aprender, se desenvolver e sobreviver. Com base neles, foi construída uma linha de base e nós identificamos os territórios onde cada ação conjunta vai contribuir para nós reduzirmos essas desigualdades”, explicou Juliana Vergetti, articuladora do Unicef em Maceió e secretária-adjunta de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.
A Plataforma dos Centros Urbanos é uma contribuição do Unicef na busca de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades para reduzir desigualdades que afetam a vida de suas crianças e adolescentes, garantindo a cada um deles maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação
Os fóruns territoriais estão sendo realizados em cinco regiões administrativas da capital alagoana, contemplando 30 localidades: Vergel do Lago, Levada, Ponta Grossa, Prado, Trapiche, Centro, Pontal da Barra, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Chã da Jaqueira, Petrópolis, Santa Amélia, Fernão Velho, Rio Novo, Bom Parto, Mutange, Benedito Bentes e Antares, Santos Dumont, Clima Bom, Cidade Universitária, Santa Lúcia e Tabuleiro, Ipioca, Pescaria, Guaxuma, Riacho Doce, Cruz Das Almas, Garça Torta e Jacarecica.