O combate à mortalidade infantil continua sendo uma das prioridades do governo de Alagoas. A mobilização que envolve gestores estaduais e municipais reúne nesta quarta-feira (21), em Arapiraca, médicos, enfermeiros e agentes comunitários que integram a 5ª microrregião de saúde.
O evento acontecerá na Casa de Eventos Levino’s Hall, a partir das 8h30, e contará com a participação do governador Teotonio Vilela Filho; secretário de Estado da Saúde, Herbert Motta; prefeitos da região, entre outras autoridades.
Na oportunidade, os técnicos da Sesau apresentarão medidas exitosas adotadas em outras cidades e que estão contribuindo para reduzir a mortalidade infantil em Alagoas. A meta do governo do Estado é reduzir o indicador de mortalidade materna e infantil em pelo menos 10% a cada ano, índice este duas vezes maior ao que preconiza a proposta do governo federal que é de 5% anualmente para as regiões Norte, Nordeste a Amazônia Legal.
O secretário da Saúde, Herbert Motta, afirmou que o Governo investiu R$ 47 milhões em recursos descentralizados para a Saúde em 2009, e isso tem refletido na redução da mortalidade infantil. “O Fórum Viva Vida é uma das estratégias importantes, porque tem percorrido os municípios para sensibilizar prefeitos e profissionais de saúde a se engajarem nesta luta, principalmente os agentes comunitários de saúde, que têm um papel fundamental nesse trabalho”, reforçou Motta.
Dentre as estratégias do Fórum Viva Vida estão a expansão do número de equipes do Programa de Saúde da família, ampliação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e de Cuidados Intermediários (UCI) neonatais, regulação da atenção obstétrica e neonatal e aumento da rede de bancos de leite.
O Viva Vida já percorreu várias regiões nesse trabalho de mobilização e capacitação dos profissionais, principalmente os municípios sedes de microrregiões como Penedo, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Delmiro Gouveia, Viçosa, e Flexeiras. Aproximadamente quatro mil profissionais já participaram dos encontros.
Os municípios integrantes da microrregião de Saúde de Arapiraca e participam dessa etapa do Viva Vida são: Campo Grande, Coité do Nóia, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Taquarana, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho D’Água Grande, São Sebastião e Traipu.
Ambulância Cidadã – Também durante a realização do Fórum, o governador Teotonio Vilela e o secretário da Saúde, Herbert Motta inserem os municípios de Feira Grande, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Traipu, Maribondo e Tanque D’Arca no sistema ambulância cidadã.