×

Maceió

Fórum Sustentável aborda preservação de fontes e tratamento de afluentes

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) participou, nesta quinta-feira (4), do VI Fórum Sustentável de Maceió. O encontro também contou com a participação de integrantes da sociedade civil, estudantes e ONGs. Uma das palestras foi ministrada pelo coordenador de Licenciamento do órgão, Carlos Leal, que é engenheiro civil com mestrado em recursos hídricos. A segunda palestra foi proferida pela engenheira sanitaristae Karlyandra Melo.

DSC_0008

O tema desta edição foi: “Água – preservação das fontes e tratamento de afluentes”. Segundo Tânia Santiago, uma das participantes do fórum, a participação da sociedade foi fundamental, pois, uma das características destes encontros é a educação ambiental que ela propõe. “Iniciativas como essa são muito importantes, pois o encontro tem como característica educar a população. Muitas coisas eu aprendi aqui e outras de meu conhecimento pude passar como experiência para os presentes”.

Tânia Santiago abordou uma forma prática para evitar um impacto ambiental, conscientizando as pessoas. “Eu morava muito próximo ao Parque Municipal, então eu caminhava por lá e via muita sujeira que as pessoas jogavam nas encostas e consequentemente, caiam nas nascentes do parque, mas quando você tem consciência de que tem uma nascente ali e que ela pode morrer e você consegue modificar o pensamento das pessoas em não fazer mais isso, é muito gratificante”, afirmou.

Alguns dos principais impactos ambientais dos afluentes, de acordo com Carlos Leal, seriam sobre a qualidade da água, a estrutura ecológica e os aqüíferos, que são responsáveis por grande parte do abastecimento das cidades.

“O não tratamento adequado dos afluentes pode ocasionar danos ao meio ambiente e ao consumo humano. Existem formas de minimizar estes impactos, através de tecnologias, monitoramento e fiscalização de órgãos públicos e empreendedores, por meio da utilização de estações de tratamento. Sanear de forma correta ajuda na diminuição desses impactos”, pontuou Leal.

O Fórum Sustentável de Maceió entra em recesso no mês de janeiro de 2015, mas retoma suas atividades no mês seguinte, com ações práticas e de envolvimento direto com a sociedade.