×

Brasil/Mundo

Fórum Social Mundial 2011 começa no domingo com participação do Brasil

O Brasil participa neste domingo (6) da abertura da 11ª edição do Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. Nas atividades, o País será representado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

A agenda de participações brasileiras no encontro começa efetivamente na segunda-feira (7), quando o ministro compõe a mesa “África e as Relações Sul-Sul”. Às 19 horas, Carvalho se encontra com representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Na terça-feira (8), às 9 horas, o ministro participa do Fórum de Autoridades Locais. Na parte da tarde, participa de atividades das Fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois, além de fazer parte da Mesa “Relações Brasil-África: Balanço e Desafios”.

Estão confirmadas as presenças das ministras da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Maria do Rosário, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS), Rômulo Paes.

O Fórum Social Mundial (FSM), realizado de 6 a 11 de fevereiro, está em sua 11ª edição e tem como enfoque a história de resistência e luta dos povos africanos. O FSM, uma iniciativa da sociedade civil, é um encontro democrático que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O evento caracteriza-se pela pluralidade e pela diversidade e se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos da sociedade civil.