×

Sergipe

Fórum Estadual promove VI Conferência Intermunicipal de Educação

O Fórum Estadual de Educação de Sergipe realizou nesta quarta-feira, 4, a VI Conferência Intermunicipal de Educação. O evento foi realizado na Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju, e contou com a presença de representantes de segmentos da sociedade. Ao longo deste ano foram realizadas seis conferências intermunicipais, envolvendo mais de 1.500 pessoas de todos os 75 municípios sergipanos.

Professores, alunos, gestores, pais, sociedade civil organizada e representantes de outros segmentos estiveram atentos às discussões sobre a melhoria da Educação.

O Coordenador Geral do Fórum Estadual de Educação (FEE), Jonas José de Matos Neto, destacou que cada conferência intermunicipal elegeu delegados que irão para a etapa estadual, ocasião em que haverá uma nova seletiva dos delegados que irão representar Sergipe na Conferência Nacional de Educação (Conae 2018), e em Brasília (DF), de 23 a 27 de novembro.

Neste último encontro intermunicipal o público-alvo foram os participantes dos municípios de Aracaju e grande Aracaju. Após a abertura, foi realizada a aprovação do regimento. Depois disso o público foi para as oficinas, divididas em oito eixos temáticos, onde debateram alterações a serem feitas no documento referência fornecido pelo Fórum Estadual de Educação.

“Essas conferências têm dois objetivos: oferecer subsídios para monitorar e avaliar o Plano Estadual de Educação, e fazer a contribuição para a construção de um sistema nacional de educação com uma base comum, sem desconsiderar as desigualdades e a diversidade”, explicou Jonas Matos.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Luana Boamorte, fez um balanço positivo das conferências intermunicipais. “Os municípios foram muito parceiros do Fórum Estadual de Educação. Tivemos pais, alunos, sociedade civil organizada. Analisamos o documento referência da Conae para que cada região emitisse sua opinião sobre o documento, que será levado para a etapa estadual. Lá será analisado e produzido o documento que será apresentado na Conae”, declarou.