×

Policial

Fórum debate segurança para a Copa Nordeste de Futebol

Representantes das polícias militares de quatro Estados nordestinos, incluindo Alagoas, participaram nesta quinta e sexta-feira (28) do Fórum para Padronização das Ações Policiais em Espetáculos de Futebol.

Com o objetivo de definir as normas de padronização para planejamento, execução e atuação do policiamento nas diversas praças desportivas, oficiais das Policiais Militares da Bahia, Sergipe, Ceará e Alagoas se reuniram em Maceió para discutir as propostas que visam a excelência no atendimento aos torcedores em todos os Estados anfitriões da Copa Nordeste 2010.

Os estados de Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte não puderam enviar representantes da Polícia Militar, mas também serão sedes da competição que se inicia no próximo dia 09. Devido à localização geográfica, clubes do Maranhão e do Piauí competirão pela Copa Norte.

Dentre as propostas a serem adotadas pelas polícias militares dos Estados nordestinos, estão as reuniões prévias com os órgãos envolvidos nos eventos esportivos, como o Ministério Público, Federação de Futebol e a própria PM. As reuniões com membros das torcidas organizadas também farão parte das medidas que tratam sobre a segurança dos torcedores. “Na verdade, a maioria das propostas já faz parte do planejamento que envolve a segurança nas partidas de futebol em todo o Nordeste”, salientou o major George Benício, da Polícia Militar do Ceará.

Na seqüência do Fórum, realizado hoje no Hotel Enseada, o subcomandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Luciano Silva, abriu os painéis de debate. O presidente da Federação Alagoana de Futebol, Gustavo Feijó, conduziu o painel que teve como tema “Uma visão geral do futebol alagoano”. Ele destacou as ações em conjunto como uma das formas de diminuir os casos de violência dentro e fora dos estádios de futebol.

“A parceria entre os órgãos é um meio usado para acabar com este problema. Porém, os integrantes de torcidas organizadas devem se unir com o propósito de somente apoiar o time de coração e não de promover badernas e brigas com torcedores do time rival”, disse Feijó ao se referir ao caso de vandalismo registrado após o clássico entre CSA e CRB, no sábado anterior (22), quando torcedores azulinos atiraram pedras dentro de um coletivo. Membros das torcidas organizadas do CSA e CRB também participaram do evento e tiraram dúvidas com o presidente da FAF e a Polícia Militar.

O promotor público Max Martins também foi um dos painelistas e falou sobre os principais pontos do Estatuto do Torcedor. De acordo com o artigo 13 do Estatuto (Lei 10.671) “o torcedor tem direito à segurança nos locais onde serão realizados os eventos esportivos, antes, durante e após a realização das partidas”.

A última Copa Nordeste foi realizada em 2003. Os 15 clubes que participam da competição são: CRB e CSA (Alagoas); Sport Recife, Náutico e Santa Cruz (Pernambuco); Bahia, Vitória e Fluminense de Feira de Santana (Bahia); Fortaleza e Ceará (Ceará); Campinense, Treze e Botafogo (Paraíba); América e ABC (Rio Grande do Norte).