×

Alagoas

Fórum debate política de educação popular em saúde

Contribuir para a construção e implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Estado de Alagoas é o objetivo do Fórum que foi promovido nesta segunda-feira (24), no auditório da Associação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Serraria. A realização do evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Laboratório de Educação Popular em Saúde da Universidade Federal de Alagoas (Leps/Ufal).

Na abertura do evento, a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto, destacou a importância do fórum para a troca de conhecimentos científicos e populares. “Somente com o envolvimento da comunidade é que vamos conseguir melhorar os indicadores de saúde em Alagoas”, enfatizou.

Profissionais, estudantes e conselheiros de saúde, técnicos de organizações não-governamentais, movimentos sociais, lideranças e educadores populares discutem as experiências e saberes populares em saúde que desenvolvem em suas comunidades.

Simone Leite, do Movimento Popular em Saúde (MOPS) e Cledson Reis, da Articulação Nacional de Educação Popular em Saúde (ANEPS) foram responsáveis pela condução das atividades do fórum, que é preparatório para o encontro nacional a ser realizado em Goiânia.

Segundo informações de Fátima Lima, técnica da Sesau e organizadora do fórum, a programação discutiu ainda a integração cultural e, no final, foi elaborada uma carta de propostas.

Mais de 100 pessoas participam do fórum, entre núcleos de promoção à saúde da Capital e do interior do Estado, além de movimentos comunitários, a exemplo do Clube de Mães Viva Vida, Comitê Alagoano de Saúde Escolar, Centro de Apoio à Melhor Idade de Marechal Deodoro, entre outros.