A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participa, nos dias 21 e 22 de julho, do XVIII Fórum de Ministros de Cultura e Encarregados de Políticas Culturais da América Latina e do Caribe, que se realizará na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Neste ano, os temas do encontro são cultura e processos de mudança na América Latina e Caribe; cultura de paz; cultura produtiva (economia criativa); integração e cooperação Sul-Sul, cultura do bem estar; e preservação do patrimônio da região – nesse caso, com ênfase ao sítio inca de Qhapaq Ñan. Na noite desta quinta-feira, a ministra Ana também participará de uma reunião bilateral com a ministra da Cultura da Bolívia, Elizabeth Salguero.
Uma discussão permanente no Fórum é o papel da cultura como fator de integração e de desenvolvimento. Assim, busca-se um ambiente de cooperação e mobilização entre os países da região,tais como: a implementação de políticas culturais inclusivas, a promoção do diálogo intercultural, o estabelecimento de estratégias de integração com base na igualdade e na equidade social, e a proteção dos grupos tradicionais e da diversidade cultural.
Por se realizar na Bolívia, a 18ª edição dará especial atenção aos direitos indígenas e à promoção e proteção de sua cultura. O perfil dos países participantes do Fórum vem ao encontro do atual movimento da diplomacia cultural brasileira, de consolidação de relações culturais com os países caribenhos e latino-americanos.
O Fórum foi criado em 1989, durante a I Reunião de Ministros de Cultura da região, para tornar-se a instância institucional de coordenação, orientação e decisão para a integração cultural latino-americana e caribenha. Dele fazem parte 33 países.