×

Alagoas

Fórum de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte apresenta primeiros resultados

Integrantes do Fempe em reunião na Seplande

Durante a reunião ordinária, representantes da equipe técnica do Banco do Nordeste, Desenvolve e Associação de Microcrédito e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado de Alagoas (Amicred) apresentaram um modelo de cartilha explicativa para os micro e pequenos empresários tomarem conhecimento dos produtos e operações oferecidas pelas principais instituições financeiras em Alagoas. A proposta é que a cartilha seja finalizada até o final deste mês.

“É importante que as entidades passem a trocar experiências e trazer ferramentas para o Fórum, oferecendo um maior número de produtos e estimulando os investimentos dos micro e pequenos empresários”, destacou Fábio Leão.

Comunicação

Outra entrega feita durante a reunião ficou a cargo do comitê de Tecnologia e Inovação. Para melhorar a comunicação e o fluxo de informações entre os integrantes do Fórum, foi criado um blog (www.fempeal.blogspot.com), além de perfis nas redes sociais como Twitter (@fmpes_alagoas) e Facebook (Fórum das MPEs de Alagoas).

Ainda ocorreram discussões nos comitês temáticos de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social; Desburocratização; Desoneração e Disseminação; Informática e Capacitação e Acesso ao Mercado.

A 2ª reunião ordinária do Fempe contou com a presença de representantes das entidades como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas), Sebrae, e das prefeituras municipais de Palmeira dos Índios e de Marechal Deodoro. A próxima reunião foi marcada pra o dia 1º de dezembro, quando o planejamento estratégico do Fempe para 2012 será traçado.

“Tudo que foi debatido durante o dia de hoje faz parte de uma construção mais ampla que vai integrar microempresários e empreendedores que mantêm negócios de pequeno porte no Estado. As ferramentas de comunicação apresentadas hoje têm o objetivo de difundir as informações aqui discutidas e buscar a interação entre os integrantes do Fórum”, conclui Michael Chinelato, secretário executivo do Fempe.