×

Maceió

Fortes chuvas: Defesa Civil atende três ocorrências em Maceió

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) atendeu a três ocorrências durante esta quinta-feira (13) por causa da forte chuva que caiu em Maceió. Os bairros mais prejudicados foram Mutange, Feitosa e Benedito Bentes, onde uma barreira deslizou numa área desabitada.

No Mutange, segundo o coordenador operacional da Defesa Civil, Paulo Noronha, uma casa desabou no local, mas não deixou ninguém ferido. “As famílias do lugar já haviam sido retiradas pela Defesa Civil”, revela. “Quando a casa desabou já não havia mais ninguém por lá. Agora essas pessoas estão em um lugar seguro”.

Já no Feitosa, uma pessoa ficou levemente ferida com o desabamento de uma residência. Na Grota da Alegria, foi registrado o deslizamento de uma barreira de terra numa encosta desabitada da região.

Segundo Paulo Noronha, a Comdec vai continuar em alerta nos próximos dias e atenta à previsão do tempo na capital durante o final de semana. No mês de abril, a Comdec reuniu o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), para definir um plano de trabalho de atendimento à população durante o inverno.

O CGE é formado por órgãos municipais, como as secretarias de Infraestrutura, Assistência Social e Comunicação Social, e a Superintendência de Limpeza Urbana (Slum). Toda a estrutura de atendimento de emergência vem desses órgãos.

A Defesa Civil e a equipe de demolição da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) estão sempre de plantão para atender às chamadas nas áreas de risco da capital. O trabalho de fiscalização é permanente, mas será intensificado com a chegada do inverno.

A ocupação das áreas de risco também é monitorada pelos agentes dos Núcleos Voluntários de Defesa Civil (Nudecs). Esses voluntários costumam ser os primeiros a acionar a Defesa Civil no caso de alguma emergência nas grotas.